/Comitê Saúde do Grupo Mulheres do Brasil de Franca participa da Campanha Maio Furta-cor

Comitê Saúde do Grupo Mulheres do Brasil de Franca participa da Campanha Maio Furta-cor

  • (Imagens: Divulgação)

Maio chegou e mais uma vez o Comitê Saúde do Grupo Mulheres do Brasil de Franca está participando da Campanha Maio Furta-cor, Saúde Mental Materna Importa. A coordenação nacional da campanha está a cargo das idealizadoras, Nicole Cristino, Psicóloga Clínica e Perinatal e Patrícia Piper, médica psiquiatra e
psicoterapeuta, ambas de Curitiba/PR.

O que é Maio Furta-cor?

Maio Furta-cor é uma campanha democrática, apartidária e sem fins lucrativos, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.

Os objetivos da campanha são:

  • Sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna;
  • Promover ações de conscientização em saúde mental materna baseadas em
    evidências científicas;
  • Fomentar a construção de políticas públicas de saúde, através de projetos de
    lei que instituam o mês de maio nos calendários estaduais e municipais como
    o mês de atenção à saúde mental materna.

No ano passado, com ajuda do vereador Marcelo Tidy, aprovamos a lei que institui maio como o mês furta-cor na cidade de Franca.

Por que precisamos de um mês dedicado à saúde mental das mães?

Há um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental e quando ele se estende ao campo materno esse estigma é ainda mais reforçado. No entanto assistimos a um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães.

Pouca ou nenhuma atenção tem sido dada aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental das mulheres face às crescentes demandas da maternidade.

Por que Maio?

Porque no mês de maio celebramos no Brasil o Dia das Mães, um momento oportuno de fomentar discussões entorno das causas maternas e dos aspectos envolvidos nos crescentes índices de depressão, ansiedade, esgotamento e suicídio.

Por que Furta-cor?

Furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

O que o Maio Furta-cor realiza?

O Maio Furta-cor busca parceiros para promover palestras, rodas de conversa, entrevistas, lives, marchas, caminhadas, mamaços, rodas de dança mãe-bebê e ações gratuitas ao longo de todo o mês de maio, visando alcançar pessoas nos mais variados espaços.

Fonte: http://www.maiofurtacor.com.br / Instagram: @maiofurtacor

Agenda em Franca:

  • 13/05 – 15h – Marcha com roda de conversa no Poli.
  • 20/5 – Dança mãe-bebê, na escola Claudia Garcia Ballet.

Se você quiser participar da campanha oferecendo voluntariamente seu tempo para uma atividade coletiva com a sociedade, abordando esse assunto, fale com o Comitê Saúde do Grupo Mulheres do Brasil de Franca.