- (Foto: Reprodução/Ilustrativa)
A Páscoa é uma das comemorações mais importantes para cristãos e judeus. No caso dos cristãos, a Páscoa é um momento de relembrar a crucificação e morte de Jesus Cristo, além de também celebrar sua ressurreição. Já a Páscoa judaica, chamada de Pessach, é um momento de rememorar a libertação dos hebreus da escravidão no Egito Antigo.
Um assunto que sempre causa dúvida sobre comemoração é a data em que ela acontece em cada ano.
Páscoa judaica
A data da Páscoa judaica foi estabelecida por uma ordem de Javé, conforme consta na Torá (livro sagrado que possui os cinco primeiros livros encontrados também na Bíblia cristã). No livro do Êxodo, no capítulo 12, o seguinte trecho afirma:
“Desde a tarde do dia catorze do primeiro mês até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês, o pão que vocês comerem será feito sem fermento”.
Esse trecho de Êxodo 12 estabelece que a comemoração de Pessach acontecerá sempre no dia 14 de nissan (ou nisã), nome do primeiro mês que consta no calendário judaico. Esse calendário é lunissolar, isto é, se baseia em ciclos da Lua e do Sol. Os meses se baseiam no ciclo lunar, enquanto o ano segue o ciclo solar.
Atualmente, os judeus vivem utilizando os dois calendários: o gregoriano, muito usado no mundo ocidental; e o judaico, próprio da sua cultura.
Páscoa cristã
O sistema que é usado pelos cristãos para determinar a data da Páscoa é bem mais complexo. A comemoração para os cristãos também não é fixa no calendário gregoriano e, portanto, cada ano ocorre em uma data diferente entre 22 de março e 25 de abril.
O sistema que determina a Páscoa cristã baseia-se em práticas hebraicas, romanas e egípcias. No caso dos egípcios, a contribuição foi o uso do calendário solar; no caso dos hebreus, a definição dos meses de acordo com a Lua, além de terem sido o povo que levou a Páscoa aos cristãos; os romanos, por fim, além de usarem o calendário solar, foram aqueles que criaram o sistema que define a data da Páscoa.
No século IV, mais precisamente no ano de 325, foi realizado o Concílio de Niceia, no qual as autoridades da Igreja Católica reuniram-se para determinar uma data para a comemoração da Páscoa, com o objetivo de unificar a celebração da ressurreição de Cristo.
Assim, ficou decidido a seguinte estrutura: a data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.
Lembrando que o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e outono no Hemisfério Sul acontece sempre entre 20 e 21 de março. Sendo assim, as datas da Páscoa cristã nos próximos quatro anos serão:
2021: 4 de abril
2022: 17 de abril
2023: 9 de abril
2024: 31 de março
Por: Ana Flávia Ribeiro Gambale
Fonte/Crédito: http://www.megacurioso.com.br