É possível fazer uma linda festa de casamento com austeridade nos gastos por conta da crise. Aprenda a priorizar e não renuncie ao seu sonho.
Mas vamos combinar : sonho é uma coisa, delírio é outra. Por melhor que seja a fantasia, no planejamento de seu grande dia é preciso sim manter os pés no chão.
E acredite, você pode ter uma comemoração inesquecível se questionar alguns costumes e hábitos mais caros, que foram se incorporando ao ritual dos casamentos e que são perfeitamente dispensáveis. Veja alguns:
1- Dia da noiva – caro à beça. E muitos, não oferecem o devido sossego a noiva: elas saem exaustas para a igreja e já meio altas do espumante servido. Se quiser se isolar (ou mesmo se reunir só com quem gosta) longe do agito da sua casa, peça a uma madrinha ou tia querida que organize um ” dia da noiva” caseiro sob a orientação delas – que vão amar colaborar, você vai ver!
2 – Limusine ou carro da noiva – precisa mesmo??! Será que ninguém pode se encarregar de transportar essa noiva em um carro mais espaçoso? Afinal é só para chegar e ir embora….
3 – Lembrancinha – esqueça. Sai caro e, segundo o mestre em casamentos Roberto Cohen, é a primeira coisa que vai para o lixo depois da festa. Concordo super!
4 – Flores na Igreja – escolha uma bonita Igreja e economize nas flores. Bastam dois vasos bonitos no altar. Meeeesmo. Uma nave sóbria vai valorizar sua beleza, realçando a luminosidade e os detalhes do vestido. O mesmo vale para a festa: nada de flores aéreas- nem mesmo as de seda, que também custam caro. Lembre – se de que ninguém passa a noite de pescoço esticado olhando para o teto. Menos.
5 – Vestido e sapatos – basta um tá? Para que trocar de vestido e pagar mais um? Aliás, já que estamos falando nisso considere um primeiro aluguel – muuuuuito mais em conta e pode ser igualmente feito sob medida do seu jeitinho. Já os sapatos: não compre um novo: forre de tecido branco com um sapateiro amigo um par bem confortável – você economiza e seus pés agradecem.
6 – Fogos de artifício – pra que mesmo?! Não é réveillon e ninguém espera um show de efeitos especiais. Ainda mais no preço que cobram.
7 – Bandas e show – não precisa de duas bandas. Aliás talvez apenas um bom DJ resolva. Ok, música ao vivo é muito bom, mas ainda assim: dá para negociar e contratar um grupo mais reduzido- e nem por isso menos animado. Quanto a show: essa moda é para tempo de vacas muito gordas. Ninguém vai a uma festa de casamento esperando assistir a um super show. Portanto, se não tiver, não vai fazer falta. Mesmo tá?
8 – Comida: faça um brinde com bolo e bem casados. Não precisa ter um serviço de jantar com 3 pratos, sobremesa, bolo e mesa de doces…. Se fizer questão, faça um prato único com um bolo caseiro feito por alguma tia quituteira e prendada e distribua o bem casado como lembrancinha. E veja como economiza…
9 – Brinde: é claro que você vai ter um bom espumante para brindar um momento tão importante. Mas não precisa se endividar para pagar o melhor vinho importado em tempos de dinheiro caro, certo? Afinal de contas, temos um dos melhores espumantes premiados internacionalmente, produzidos aqui pertinho, em Petrolina. Vai pagar em dólar porque?
por Claudia Matarazzo
Fonte/Reprodução: claudiamatarazzo.com.br
Foto: Divulgação/Ilustrativa