- Os encontros virtuais com Eduardo Machado seguem até o dia 29 de abril, com um passeio pelos ritmos populares como o maxixe, chorinho, frevo, ciranda, quadrilha, marchinhas de carnaval, sambas e baião, e um show solo no encerramento. – (Foto: Divulgação)
Projeto ‘O contrabaixo na MPB’ será lançado nesta sexta (18/02), em seu canal do YouTube, e vai abordar ritmos populares como chorinho e marchinhas de carnaval; até abril serão quatro encontros e um show solo de encerramento
O contrabaixista e professor de música, de renome nacional e internacional, Eduardo Machado, lança nesta sexta-feira (18/02), às 19 horas, em seu canal do YouTube (http://www.youtube.com/EduardoMachadoBass) o projeto “O contrabaixo na MPB”, uma série gratuita com quatro oficinas artísticas, musicais e culturais, de contrabaixo e música popular brasileira para pessoas de todas as idades, estudantes e apreciadores de música. Os encontros virtuais seguem até o dia 29 de abril, com um passeio pelos ritmos populares como o maxixe, chorinho, frevo, ciranda, quadrilha, marchinhas de carnaval, sambas e baião, e um show solo no encerramento.
“A ideia é valorizar a música brasileira e seus protagonistas, resgatar a história do contrabaixo apresentando ao público os grandes mestres deste instrumento e, ainda, os ritmos que estão sendo esquecidos pela nova geração. A grande maioria dos novos músicos e estudantes de música não sabe tocar e é muito importante que eles aprendam, para manter nossa música e a cultura brasileira viva”, ressalta Eduardo Machado, formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí, professor de música há 32 anos e pesquisador árduo do instrumento.
Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade, Eduardo pretende difundir e despertar no público o interesse pelo instrumento (suas características e particularidades), incentivar crianças, adolescentes e jovens a estudar música e, também, oportunizar aos já estudantes, músicos amadores, profissionais e amantes da música o aperfeiçoamento de suas habilidades, expandindo conhecimento teórico, técnico e histórico.
“Se você parar para pensar em música, o que atribui o nome a um acorde é o contrabaixo. A frequência grave conforta, abraça, envolve, pulsa e ajuda a sentir a música em toda a sua essência. Porém, muitas pessoas ainda confundem o instrumento com a guitarra. Muitas vezes, o público jovem tem interesse em aprender bateria e guitarra e não consegue identificar o som do contrabaixo por ser um instrumento de acompanhamento, mas tão essencial e importante quanto os outros para a música”, defende Eduardo.
Com apoio do Bolsa Cultura da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) da Prefeitura Municipal de Franca, o projeto “O contrabaixo na MPB” pretende oferecer à população acesso livre e gratuito ao rico universo da música e da cultura brasileira, contribuindo para a formação de público. “A música brasileira que é tão respeitada e consumida no mundo todo, exaltada e reverenciada por grandes nomes da música mundial como Frank Sinatra e Sting, mas as novas gerações não a consomem por não serem veiculadas na grande mídia”, diz Eduardo.
As oficinas
O projeto “O contrabaixo na MPB”, de Eduardo Machado, acontece durante três meses (18 de fevereiro a 08 de abril) e contempla quatro oficinas gratuitas, sendo encerrado com um show solo de música instrumental no dia 29 de abril. Os encontros virtuais são sempre às sextas-feiras, às 19 horas, com duração de 30 minutos, pelo canal do YouTube (http://www.youtube.com/EduardoMachadoBass).
“Embora sejam oficinas com foco no contrabaixo e na música brasileira, não é necessário tocar o instrumento para participar. O conteúdo será elaborado e produzido de forma didática para quem não toca nenhum instrumento musical ou para pessoas que tocam outros instrumentos, para que consigam absorver e desfrutar de todo esse rico conteúdo formativo que será disponibilizado. Basta gostar de música”, explica Eduardo.
Nesta sexta (18/02), a primeira oficina abordará a “História do contrabaixo brasileiro”, desde a década de 1930, quando surgiu o uso do contrabaixo na música brasileira até os dias atuais, citando os maiores contrabaixistas da história, suas influências e contribuições para a evolução dos ritmos brasileiros como o maxixe, chorinho, frevo, ciranda, quadrilha, marchinhas de carnaval até os sambas e baião.
A segunda oficina (11/03) mostrará as “Técnicas do contrabaixo na música brasileira”, em cada gênero musical, com a participação especial de Sizão Machado, considerado um dos maiores nomes da história do contrabaixo brasileiro.
“Sizão é uma lenda viva da música brasileira e já atuou ao lado de Elis Regina, Djavan, Ivan Lins, Belchior, Milton Nascimento, Chico Buarque, Gal Costa, Chet Baker, dentre muitos outros. Ele desenvolveu uma maneira única de tocar que influenciou gerações de baixistas. E uma coincidência bem interessante, o avô dele, que o incentivou a estudar música, a tocar um instrumento, nasceu e morou em Franca”, conta Eduardo.
Na terceira oficina (25/03), Eduardo vai passear pelos “Sambas e suas vertentes” como a bossa nova, samba de partido-alto, samba de breque, sambolero, choro, marchas de carnaval, samba enredo, samba-rock, samba-funk, entre outros.
No último encontro (08/04) será a vez de mostrar “A riqueza e a diversidade da Música Nordestina” como o baião, xote, frevo, maracatu, quadrilha, ijexá e a ciranda. E, para encerrar o projeto, Eduardo Machado faz um show solo de música instrumental brasileira, com repertório autoral, no dia 29 de abril, às 19 horas.
Serviço:
Projeto ‘O contrabaixo na MPB’ – Eduardo Machado
Canal: http://www.youtube.com/EduardoMachadoBass
Datas: sempre às sextas-feiras, no mesmo horário, às 19 horas
18/02 – Oficina 1 – “História do contrabaixo brasileiro”
11/03 – Oficina 2 – “Técnicas do instrumento na música brasileira” – participação especial de Sizão Machado
25/03 – Oficina 3 – “Sambas e suas vertentes”
08/04 – Oficina 4 – “A riqueza e a diversidade da Música Nordestina”
29/04 – Show solo de música instrumental – Eduardo Machado