Renata Afonso e Mônica Barcellos, da RA Design de Interiores
Uma escada para surpreender, transformada em um ambiente ousado e inovador dentro da casa, com elementos em plena harmonia. Essa é a proposta das designers de interiores Mônica Barcellos e Renata Afonso para a CasaCor Franca 2017. O objetivo das profissionais é fazer com que a escada deixe de ser uma simples passagem entre os pavimentos superior e inferior, mas proporcione aconchego e aguce todos os sentidos de quem circular por ela.
O principal conceito aplicado ao projeto são os muxarabis, trazendo-os para o ambiente com uma nova proposta de uso. “Vai ficar diferente e os visitantes vão se surpreender”, afirma Renata.
O guarda-corpo será de vidro e o corrimão feito em aço inox, materiais que levam leveza para o ambiente. “Fizemos um projeto para a escada bem diferenciado e elaborado, usando a criatividade, o bom senso e a estética. Temos certeza que ela será notada e apreciada”, disse Mônica.
Para otimizar o uso da área de circulação, a parte inferior trará um área para leitura e descanso. “Tiramos proveito do espaço reservado e aconchegante abaixo da escada para criar a sala de leitura e descanso e, com isso, quisemos destacar nossa brasilidade, voltando nossos olhares para as esculturas, tapetes e objetos de arte criados por nossos artistas nacionais”.
A preocupação com a sustentabilidade é outro ponto forte no trabalho das profissionais para CasaCor. Um dos recursos adotados para reduzir o consumo de energia elétrica são as lâmpadas de LED .
Quem são:
Mônica Barcellos é formada em design de interiores pela Panamericana Escola de Arte e Design de São Paulo. Renata Afonso é graduada na mesma área pelo INAP (Instituto de Artes e Projetos), de Belo Horizonte (MG). A designer fez aperfeiçoamento em Iluminação de Áreas Residenciais, Comerciais e Paisagismo.
Renata e Mônica regressaram para Franca e abriram o escritório RA Design de Interiores. Atualmente, as duas cursam pós-graduação em Design de Interiores no Instituto IPOG, com ênfase em Ambientação e Produção do Espaço.
Foto: Marcos Limonti/TRIELE