- 94% dos entrevistados esperam aquecimento nas vendas. – (Foto: Imagem de arquivo do Centro de Franca/Wilker Maia/ACIF)
O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, uma pesquisa junto ao comércio francano para verificar a expectativa de venda para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12. Para a análise, foram abordadas empresas ligadas aos setores de presentes/brinquedos, vestuário e calçados.
De acordo com a apuração, 94% dos entrevistados se disse otimista em relação à data, enquanto 6% alegou indiferença. Em relação ao ano anterior, 28% espera um crescimento de até 5% nas vendas; outros 39% acredita em um aumento entre 5% e 10%; 28% entre 10% e 20% e, por fim, 6% acredita crescer mais de 20%. Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria projeta um investimento de até R$ 150 por parte dos consumidores.
“O setor de Comércio tem se mostrado otimista, de um modo geral”, afirma o economista do IE-ACIF, Adnan Jebailey. “Para se ter uma ideia, entre julho e agosto, foram abertas, em média, 493 vagas de emprego na cidade, só no setor de Comércio. O número é 160% maior do que o verificado na média do período janeiro agosto, quando o saldo de empregos foi de 189 vagas”, completa.
O economista acredita que o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente queda na ocupação dos leitos e estabilidade na abertura do comércio tenham contribuído para o otimismo verificado.
Horário Especial
O comércio francano irá funcionar em horários especiais no sábado que antecede o Dia das Crianças e na véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, também celebrado no dia 12 de outubro.
No sábado, dia 9, as lojas ficarão abertas até as 18h. Na segunda, dia 11, até as 20 horas. As portas estarão fechadas na terça-feira do dia 12.
Nota Metodológica
A pesquisa realizada tem amostragem não probabilística. Ao todo, foram entrevistadas 50 empresas associadas à ACIF no ramo de Vestuário, Brinquedos e Calçados, entre os dias 28 de setembro de 2021 e 1 de outubro de 2021. Todas as entrevistas foram realizadas via contato telefônico, por entrevistadores devidamente capacitados pelo Instituto de Economia da ACIF.