- Culinária, piquenique, cineminha, contação de histórias, acampamento e fotografia são algumas das sugestões elaboradas pelo professor de pedagogia da Estácio. – (Foto: Divulgação)
O mês de julho chegou e com ele as férias escolares. Com meses de pandemia, pais e cuidadores que precisam dividir a atenção entre o trabalho, as tarefas da casa e os filhos esgotaram suas ideias de como aproveitar o tempo livre em família com qualidade, sem gastar muito e sem sair de casa.
Para ajudar nessa missão, o professor do curso de Pedagogia da Estácio, Saulo Batista, separou dicas criativas e bem simples que podem preencher o dia das crianças e torná-lo mais divertido, conforme ele frisa: “É muito importante aproveitar o período de férias mesmo que muitas famílias prossigam em isolamento social. Durante as férias as crianças precisam brincar e se divertir, mesmo com o prolongamento do isolamento social a brincadeira traz inúmeros benefícios como a melhora da atenção e concentração, estímulo da criatividade e sobre o respeito de regras, afirma o profissional.
O docente lembra que o segredo para criar uma programação variada e atrativa, sem que exija grandes produções, é usar e abusar do lúdico e da imaginação e querer conectar-se genuinamente com as crianças.
1) “Que tal ensinar a garotada a fazer sua própria comida? As férias podem ser um excelente momento para aprender a cozinhar e aprender as receitas da família. A comida pode ser bem decorada estimulando o consumo de alimentos saudáveis, descreve;
2) Outra dica é encher um balde com pipocas e curtir um cineminha em família. “Hoje os streamings possuem vários filmes educativos para assistir com a família e aprender valores humanos importantes, além de garantir boas risadas ”, lembra;
3) “Até mesmo a limpeza da casa pode se tornar uma brincadeira interessante. É possível montar grupos, atribuir pontos e recompensas para cada tarefa cumprida. Crianças adoram competições.”, relata Saulo;
4) “As férias são o momento ideal para aflorar a criatividades dos filhos. Aproveitem para redecorar a casa, pintar uma parede, renovar as fotografias e deixar tudo preparado para o segundo semestre!”, demonstra.
5) A leitura também é importante em momentos de lazer e deve ser estimulada. “É possível aproveitar este período para sair do mundo digital e criar um momento de leitura e contação de história, buscando valorizar esta atividade tão importante para nossa formação. Existem algumas dicas para tornar esta atividade mais prazerosa. O adulto pode escolher um livro que seja interessante de acordo com a faixa etária da criança e pensar numa performance teatral enquanto realiza a leitura, utilizando até mesmo fantasias e acessórios para tornar a atividade mais interessante. Outra dica é realizar a leitura aos poucos para estimular a curiosidade das crianças, contando um pouquinho por dia. Contação de história compartilhada também é um barato! Alguém da família começa a história e os demais vão dando sequência”, ressalta Saulo Batista.