Antes de organizar a vida, acredite, é preciso organizar seu armário. Simples assim – e bem mais fácil que parece
Papo chato? Ok, talvez não seja preciso ser organizado para ser feliz. Mas é essencial – se quiser ser minimamente bem sucedido no que quer que seja. E acredite: ajuda a enxergar melhor as chances de conseguir esse ou aquele objetivo, encurta caminhos e facilita uma série de tarefas no dia a dia.
Nada como um pouco de ordem para clarear as ideias e tornar sua vida mais eficiente. E um bom começo é seu guarda roupas! Afinal, as roupas são seu cartão de visitas e a sua maneira de, literalmente, transmitir sua mensagem ao mundo – todos os dias!
Ora, em uma sociedade visual, onde tudo é fotografado e postado, se estiver mandando sinais errados, repetidos, descuidados ou mesmo duvidosos – todo o resto pode ser comprometido!
Abaixo apresento um mix das dicas da craque organizadora de lares Marie Kondo com algumas que já pratico há anos – e que, com um pouco de paciência podem mudar não apenas seu quarto como também sua imagem perante o mundo.
Tire um dia inteiro – ou mais para isso. Comece por separar as peças sem preguiça ou pressa- e com apenas 3 destinos possíveis: lixo, doação ou voltar ao armário.
Não entre em elucubrações do tipo: “e se eu emagrecer?” Ou ainda “mas foi tão barato, vai aparecer a ocasião certa”.
Em vez disso, pergunte-se apenas: “Essa peça me emociona?” ou “Me sinto bem ao usar isso?” Ou ainda “essa roupa me traz boas lembranças?”
Segundo a expert Marie Kondo, o que não te encanta, não vai te fazer falta.
Feita essa primeira triagem, é hora de pegar no pesado:
1- Você usa o que você vê: é isso aí. Organize tudo de forma a enxergar de cara ( na medida do possível) tudo o que você tem. Faça por onde: é possível sim!
2- Separe por categorias: os básicos, os de trabalho (que podem ser básicos também), de lazer, urbanos e esportivos. E os sociais e super sociais – que usamos em ocasiões muito especiais. Estes últimos podem ser guardados em caixas ou em espaços fora do seu alcance no dia a dia.
3- Sapatos e Acessórios – merecem um lugar a parte. Para não se misturarem e dificultando na hora de pegar e também porque são armazenados em caixas ou gavetinhas – de forma diferente.
4 -Armazenamento em Gavetas : calcinhas e cuecas podem ser guardadas em gavetas com pequenas divisões feitas para isso – ficam mais fáceis de identificar. O mesmo vale para soutiens: pode dar mais trabalho, mas na hora de vestir, é muuuuuito mais fácil e rápido achar!
Evite as pilhas – as camisetas, empilhadas em prateleiras, caem e se desorganizam, e podem ser enroladas e encaixadas no organizador plástico que, por sua vez é acondicionado na gaveta ou em uma caixa sobre a prateleira. Ao puxar, a visão é geral e simplifica para pegar ou guardar.
Se estiver difícil desapegar, faça essas 3 perguntas – essenciais com relação a roupas:
– eu compraria essa peça hoje?
– se não estivesse em liquidação eu teria comprado?
– essa peça combina com pelo menos 2 outros ítens do meu armário?
Se você acha que um armário organizado não faz a menor diferença, pague para ver: faça uma ordem cuidadosa, tente manter assim por pelo menos 3 meses – e sinta como a vida parece fluir melhor!
Crédito: por Claudia Matarazzo
www.claudiamatarazzo.com.br
Foto: Ilustrativa/Divulgação