- Dr. Lucho Montellano – (Foto: Divulgação)
Especialista comenta cinco dúvidas mais frequentes no consultório
Nesta segunda-feira, 7 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Cirurgião Plástico. A data, instituída pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a SBCP, foi criada como referência à fundação da entidade, em 1948. De lá pra cá muita coisa mudou. Uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, a ISAPS, mostrou que o Brasil lidera o ranking de países que mais realizam esse tipo de procedimento em todo o mundo.
E a procura tende a aumentar com a chegada do verão. Mas, na hora de escolher o procedimento muitas dúvidas aparecem. Quando fazer, idade para começar, quanto tempo dura, e entre outras questões. O importante nesse momento é fazer todo esse acompanhamento e buscar esclarecimentos com um bom cirurgião plástico. Pensando nisso, o Dr Lucho Montellano, listou perguntas que costuma ouvir de seus pacientes em consultório. Confira:
1- Quem amamenta pode colocar prótese mamária?
Não. A prótese só pode ser colocada seis meses após o fim da amamentação.
2- De quanto em quanto tempo tenho que trocar minha prótese mamária?
Hoje, com as novas tecnologias temos materiais melhores e mais resistentes, que não precisam de troca e/ou manutenção, porém, os pacientes devem fazer exames anuais para verificar se a prótese está íntegra e não há complicações como encapsulamento ou ruptura que seriam motivos para uma nova cirurgia.
3- Obesos podem fazer lipoaspiração?
Embora tenhamos muitas tecnologias para a retirada de gordura, eu não aconselho um paciente obeso a fazer o procedimento, pois a lipo é indicada para reduzir gordura localizada e não para o emagrecimento.
4- Depois de quanto tempo preciso fazer uma nova aplicação de botox?
O botox é um procedimento pouco invasivo, por isso, se tornou um sucesso e é um dos queridinhos no consultório. Esta inclusive é uma das perguntas que mais me fazem e isso é relativo. Hoje, a toxina dura em média cinco a seis meses.
5- Dá para resolver o aspecto do olhar cansado?
Sim. Temos alguns procedimentos usados nesses casos, um deles é a blefaroplastia, que é o tratamento do excesso de pele nas pálpebras e das bolsas de gordura, retirando o aspecto de cansaço.