/Eduardo Machado Quarteto faz show na praça de Buritizal neste final de semana

Eduardo Machado Quarteto faz show na praça de Buritizal neste final de semana

  • Eduardo Machado Quarteto durante show no coreto da praça de Cristais Paulista no último domingo (29/05). – (Foto: Ismael Derruci)

Projeto “Sementes Musicais” leva música instrumental brasileira a alunos da rede pública e show gratuito na Praça Central, domingo (05/06), às 17 horas

Neste final de semana, Buritizal recebe o projeto “Sementes Musicais”, do baixista, compositor e professor Eduardo Machado, que leva música instrumental brasileira a alunos da rede pública e shows gratuitos nas praças de seis cidades da região de Franca. Na sexta-feira (03/06), estudantes da EE Francisco Ribeiro Soares Júnior participam de uma oficina, que conta também com a presença dos músicos Beto Sápio (saxofone), Gil Reis (teclado) e Mário Teodoro (bateria). E no domingo (05/06), às 17h, Eduardo Machado Quarteto faz show gratuito na Praça Central da cidade.

“Fico muito feliz pela oportunidade de poder apresentar aos estudantes e à população os ritmos e gêneros musicais da nossa cultura brasileira. É importante falar para a nova geração sobre a bossa nova, choro, samba, baião, xote, maracatu, entre outros, para manter viva as nossas raízes”, ressalta Eduardo Machado, considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro.

Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio das prefeituras municipais de Restinga, Ribeirão Corrente, Nuporanga, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista, “Sementes Musicais” tem como objetivo garantir à população o acesso à cultura, principalmente à música popular brasileira instrumental, e incentivar crianças e jovens estudantes a tocar um instrumento musical.

No último domingo (29/05), Eduardo Machado Quarteto se apresentou no Coreto da Praça Central de Cristais Paulista. O repertório, com músicas autorais e releituras de Pixinguinha, Zé Ramalho, Tom Jobim, Roupa Nova, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, entre outros, emocionou e animou o público. “Estou curtindo bastante. Gostei muito do show e deveria ter mais vezes aqui na cidade. Muito bom”, disse Ketelyn Gomes Pereira, moradora da cidade.

“O repertório me emocionou muito, as músicas me lembraram do passado”, disse Lidiane Valquíria.

Marcos Henrique e a mulher Lauane dos Santos foram à praça especialmente para curtir a apresentação e aproveitaram a tarde de domingo para passear com o filho João Gabriel, de um ano. “Conheço o trabalho do Eduardo, inclusive acompanhei o primeiro álbum dele em 2009, no teatro de Franca. Assim que soube do show fiz questão de vir com minha família”, disse ele.

“Foi a minha primeira experiência com música instrumental e bastante positiva. Imaginei que seria uma apresentação cansativa, por não conhecer, mas superou as minhas expectativas. Foi super animada, adorei o show, com muitas músicas conhecidas, muito bom”, completou Lauane.

Segundo o encarregado do departamento de Cultura de Cristais Paulista, Pedro Paulo Porto Nunes, “Sementes Musicais” é um projeto fantástico por dar atenção e destaque para a música brasileira, num momento em que vivemos a banalização de tanta coisa, onde a arte ficou em terceiro plano.

“Hoje temos alguns ritmos que arrastam multidões e outros que foram esquecidos ou não são conhecidos pela nova geração. Acho o projeto incrível por levar esses estilos musicais às escolas, dando acesso às crianças e jovens, e também estendendo o show à população. Foi um domingo agradável e são ações como essa que contribuem para a mudança”, disse Pedro Paulo.

Os shows de Eduardo Machado Quarteto em Ribeirão Corrente, Restinga, São José da Bela Vista e Cristais Paulista já reuniram cerca de 800 pessoas. O projeto “Sementes Musicais” ainda prevê a realização de uma oficina gratuita de contrabaixo na EMEB Olívio Faleiros da cidade de Itirapuã.

PROGRAMAÇÃO:

‘Sementes Musicais’, com Eduardo Machado Quarteto
Gratuito

Buritizal
Oficinas: sexta-feira (03/06), manhã e tarde, na EE Francisco Ribeiro Soares Júnior
Show: domingo (05/06), às 17h, na Praça Central

Nuporanga
Oficinas: sexta-feira (10/06), às 11h e 13h, na EMEB Dona Maria Carolina de Lima
Show: domingo (12/06), às 20h, na Praça Central Eloy Lima

O MÚSICO

Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade, Eduardo Machado é formado no Conservatório de Tatuí (SP) e expressa em seu instrumento destreza e versatilidade, características preservadas nos seus 32 anos de carreira, como músico e professor. Sua discografia é composta por 9 CDs e 5 DVDs, com destaque para quatro turnês internacionais, com apresentações em diversos países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, e premiação no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009).

Já participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes, Dinho Ouro Preto, Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Biglione, Toninho Horta, Celso Pixinga, Gabriel Grossi, Edu Ribeiro, Marku Ribas, Carlos Bala, Derico, entre outros.

Eduardo Machado e o tecladista Pedro Marcussi. – (Foto: Ismael Derruci)
Oficina de música em escola na cidade de Cristais Paulista, na semana passada. – (Foto: Ismael Derruci)