- O projeto está sendo desenvolvido em 22 escolas da rede municipal. – (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Educação iniciou na última semana a 8ª edição da ‘Jornada Municipal de Matemática’, voltada aos estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental.
O projeto está sendo desenvolvido em 22 escolas da rede municipal e envolve 1.500 alunos, que participam de todas as etapas: Classe, Interclasse, Regional e Final, responsáveis por definir, primeiro, os representantes das turmas e de cada unidade escolar, em seguida, os das regiões do município e, por fim, os vencedores da temporada.
Até o final deste mês, as atividades do projeto estão concentradas na etapa Classe, que consiste na realização de situações que envolvem cálculos, resolução de problemas e preparação dos estudantes para as etapas eliminatórias, estimulando o raciocínio lógico, a cooperação e o protagonismo estudantil, além de incentivar reflexões sobre a prática docente e favorecer a recuperação contínua, a consolidação e a ampliação dos conhecimentos matemáticos.
Na segunda etapa a dupla destaque de cada turma inscrita no projeto será selecionada para participar da fase Interclasse, que acontecerá na própria unidade escolar em outubro. Em seguida, em novembro, os representantes de cada escola se reunirão em regiões do município para competir entre si. Por fim, os vencedores da etapa Regional participarão da etapa Final em dezembro, na Secretaria Municipal de Educação, para definir os campeões desta edição.
Márcia Gatti, secretária da pasta, ressaltou a importância da atividade. “A Jornada de Matemática aprimora as aprendizagens na disciplina, trazendo o formato de uma olimpíada escolar, com atividades coletivas e individuais, em diferentes tempos e formatos de resolução”, destacou.
Rotina nas escolas
Na EMEB Profª Maria Ângela David Henrique dos Santos, localizada no Parque Vicente Leporace I, as professoras Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado e Lívia Damasceno Pires Dias têm desenvolvido atividades diárias voltadas ao fortalecimento da aprendizagem em Matemática. “Desde maio deste ano, como parte da rotina da sala de aula, temos realizado atividades nos moldes das competições, para que os estudantes possam se familiarizar com o movimento do projeto. Esse processo também valoriza as estratégias construídas pelos alunos, ao compartilharem ideias, e possibilita recuperar, sempre que necessário, os conhecimentos fundamentais em Matemática”, explicaram as professoras Francislene e Lívia.
Para os alunos João Miguel Sossai dos Santos e Moara Lindsay Modesto Inácio, a atividade é sinônimo de aprendizado e motivação. “A Jornada, com o apoio da professora Lívia, tem me ajudado a aprimorar o uso do cálculo mental no dia a dia. Minha família também tem me apoiado, incentivando a prática de diversas operações e ajudando a superar dificuldades”, contou João Miguel.
Moara também falou sobre o desenvolvimento adquirido através do projeto. “O momento da socialização de estratégias é quando mais aprendo, pois posso repensar a forma como realizei as atividades e identificar onde devo focar minha atenção”.
Para as alunas Heloísa Prado de Oliveira e Maria Júlia Ambrósio Rodrigues, o projeto contribui no desempenho acadêmico, na evolução das notas não só em Matemática, mas em outras áreas do conhecimento.