- Casais retomam cerimônias presenciais e setor espera ‘boom’ ainda este ano. (Imagem: Divulgação)
Logo no início da pandemia da COVID-19, em março de 2020, muitos casais tiveram de adiar o grande sonho do casamento. Com o avanço da vacinação no país, com mais de 60 milhões de brasileiros totalmente imunizados (duas doses ou dose única), noivos e noivas estão retomando a ideia de realizar cerimônias e festas presenciais. Apenas em agosto, o Magalu, que conta com um site dedicado a listas de presentes, o Quero de Casamento, já registrou aumento de 305% em vendas e a previsão é que os próximos meses sejam de mais crescimento.
Neste mês, a companhia também contabilizou expansão de 25% nos cadastros de listas. “Historicamente, os meses de setembro a novembro são os mais procurados pelos casais para oficializar a união, por conta do clima ameno. Mas neste ano, tivemos um crescimento acima do normal”, afirma Pedro Aranha, gerente de novos negócios do Magalu. “A demanda reprimida pela quarentena está começando a voltar agora.”
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Quero de Casamento, 72% dos casais que fizeram suas listas pelo site e que tinham o grande dia marcado para o primeiro semestre do ano passado, precisaram adiar a união por causa da quarentena. E essa é uma das vantagens da plataforma do Magalu. Além de ser gratuita, os noivos podem alterar a data do casamento quantas vezes quiserem, e os presentes, que são convertidos em créditos, não expiram.
Durante a pandemia, o Quero de Casamento criou a campanha “adie, não cancele” nas redes sociais, para que as pessoas não promovessem aglomerações, mas também não desistissem da celebração do matrimônio.
“Depois da frustração do adiamento, o clima agora é de esperança entre os nossos clientes”, diz Bianca Fortunato, analista de customer experience das Listas Magalu. “Alguns noivos já estão relatando dificuldades para encontrar fornecedores livres para o final do ano.” Embora ainda haja algum receio em relação à pandemia, buffets e igrejas já estão com datas reservadas até 2022.
Apesar do reaquecimento do mercado, o perfil das festas mudou, pelo menos por enquanto. O desafio agora é incorporar o estilo intimista, em uma cerimônia menor e com menos convidados.
Para criar a lista no Quero de Casamento, é bem simples. Basta acessar http://www.querodecasamento.com.br e seguir o passo a passo. Lá é possível inserir fotos, mensagens e também fazer um site personalizado, com a história do casal.
Sobre o Magalu
O Magalu é o maior ecossistema para comprar e vender no Brasil, uma plataforma digital, com pontos físicos e calor humano. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.300 lojas em 21 estados do país, o Magalu conta com mais cinco marcas online: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos e Estante Virtual – além de milhares de sellers em seu marketplace e um superaplicativo com 33 milhões de usuários ativos. Atualmente, o Magalu emprega mais de 47 mil funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.