Lina Célia Teixeira, coordenadora de cursos do Senac Franca
A 10ª edição da Sala de Educadores, evento que promove debates e encontros com profissionais da área da educação, acontece de 2 de março a 19 de dezembro em 25 unidades do Senac São Paulo. O tema desta edição é Ação coletiva: ampliando olhares e repensando práticas e vai refletir exatamente o que a Sala de Educadores vem construindo ao longo dos anos: a colaboração e o espaço de troca, ampliando o olhar sobre a prática profissional do educador. No dia 29, será a vez do Senac Franca receber o evento gratuito e debater o tema Avaliação Formativa.
“A avaliação formativa pode ser entendida como uma prática de avaliação contínua, que objetiva desenvolver a aprendizagem e orientar o aluno quanto ao trabalho escolar, localizando as dificuldades para ajudá-lo a descobrir os processos que lhe permitirão progredir. Não é uma avaliação estática, mas sim um processo cíclico e contínuo de análise e ação”, explica Lina Célia Teixeira, coordenadora de cursos da unidade, pedagoga, mestre em educação e palestrante da primeira edição da Sala de Educadores de Franca de 2016. Ainda segundo Lina, “a escola que compreendemos ser necessária é aquela que investe na formação de seus docentes. É indispensável ao educador uma prática que planeje e avalie na perspectiva Freiriana: ação e reflexão constante do ato pedagógico. É preciso se comprometer com o ensinar e aprender, engajando-se no processo de conhecer. Essa é a prática fundamental de aprendizagem”.
Nesse contexto, durante o evento, a palestrante irá abordar questões que permitam aos educadores refletir e avaliar novas ações. A intenção é trazer à tona a necessidade de repensar as práticas pedagógicas. “Refletir sobre as orientações que as determinam as práticas é propiciar ao professor a análise de seu lugar na sociedade e como ele pode ser melhor”, diz Lina.
Somente no ano passado, cerca de 100 educadores dos setores público e privado, diretores e coordenadores de ensino, estudantes e demais interessados na área participaram das duas dições da Sala de Educadores do Senac Franca. Para Leandro D’Arco, gerente da unidade, o engajamento do público com essa iniciativa é sempre surpreendente.
“O evento propõe uma abordagem dinâmica e participativa, o que permite uma discussão enriquecedora, capaz de estimular novas práticas e ampliar visões. Isso atrai o envolvimento de diversas pessoas ligadas à educação. Nossa expectativa para este ano é que as edições envolvam tanto ou mais interessados do que em 2015”, afirma o gerente.
Para participar, é preciso se inscrever com antecedência pelo portal www.sp.senac.br/franca. Mais informações pessoalmente na unidade ou pelo telefone (16) 3402-4100. A Sala de Educadores será realizada a partir das 19h30, no auditório do Senac Franca.
Foto: Divulgação