/Evento para mulheres deve reunir mais de 300 pessoas neste sábado em Franca

Evento para mulheres deve reunir mais de 300 pessoas neste sábado em Franca

Dia das Mulheres é organizado por dez Centros Comunitários e deve ocupar a manhã com palestras e atividades

Eunice Conceição Souza e Cleusa Pesalacia Stefani

Dez Centros Comunitários de Franca (Leporace, Santa Efigênia, Santos Dummont, Ipanema, Palmeiras, Paineiras, Aeroporto 3, Santa Maria, Panorama e Éden) realizam neste sábado, dia 14, um evento para homenagear as mulheres, que comemoraram seu dia no último domingo, 8 de março. Durante toda a manhã, haverá palestras, apresentações de dança, bate-papo e sorteio de brindes.  A expectativa dos organizadores é reunir mais de 300 pessoas. O evento acontece a partir das 9 horas, no Centro Comunitário do Santos Dummont, na Rua Francisco Társia, 215.

A ideia é valorizar a mulher. “Queremos um dia todo especial. Queremos incentivar as mulheres a lutarem por seu espaço na sociedade, a se valorizarem e a se cuidarem”, disse a empresária Flávia Lancha, convidada para fazer a abertura do evento.

A diretora de eventos do Centro Comunitário do Santos Dummont, Eunice Conceição de Souza, disse que essa é a primeira vez que todos os dez centros comunitários se unem para promover um evento em conjunto. “A gente sempre fazia uma coisa ou outra, um baile, uma festa, mas nunca em conjunto. Aí em uma reunião tivemos a ideia de unir forças e está sendo muito legal. Resolvemos que seria no Dia das Mulheres, porque nós merecemos uma comemoração especial, né”.

A presidente do Centro Comunitário do Santa Efigênia, Cleusa Pesalacia Stefani, disse que o evento foi preparado pensando em oferecer uma opção diferente para as mulheres. “Esperamos que esse evento sirva para nos unir. Para nós, mulheres, nos divertirmos, ‘tricotarmos’, ouvirmos palestras, assistirmos algumas atrações e tomarmos café juntas. Vai ser muito bom. Tenho certeza”.

O evento contará com uma palestra com as advogadas Mônica Rosenberg e Mônica Lima, ambas devem falar sobre as conquistas femininas e o avanço dos direitos das mulheres no Brasil.

Mônica Rosenberg é formada em Direito pela USP. Membro do Conselho de Administração do Projeto Guri. Em 2015, co-fundou o Instituto Não Aceito Corrupção, cujo objetivo é combater a corrupção no Brasil. É suplente de deputada estadual.

Mônica Lima é formada em Direito pela Unesp em Franca, especialista em Direito de Família, fundadora do Núcleo Franca do Instituto Brasileiro de Direito de Família e fundadora da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Franca.
Em seguida, haverá apresentação de Zumba com as alunas do Centro Comunitário do Santa Efigênia.

Haverá ainda sorteio de brindes doados por patrocinadores e uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher com a ginecologista Ana Lúcia Castro de Rodrigues. Ana é formada em medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro e professora do curso de medicina da Unifran e da Unifacef.

Para encerrar o evento, haverá ainda uma apresentação de dança do ventre e das ritmistas da bateria da Escola de Samba Ases do Ritmo, campeã do carnaval deste ano.

Para que as mulheres possam ir ao evento sem se preocupar com seus filhos, o evento ainda terá um espaço kids com três pula-pulas, escorregador, quadra de futebol, monitores, apresentação de artistas circenses, distribuição de pipocas, algodão-doce e sacolés. Tudo gratuitamente.

Por conta das precauções recomendadas pelos órgãos de saúde para evitar o contágio do coronavírus, os organizadores pedem que quem estiver gripado ou com muita tosse evite de ir. Lá, também serão adotados alguns cuidados, como ter à disposição álcool em gel para limpeza das mãos. Serão evitados cumprimentos próximos e contato direto entre as pessoas. Mesmo sem ter nenhum caso confirmado em Franca, os organizadores decidiram adotar essas medidas por uma questão de prevenção.

Foto: Divulgação