- (Foto: Ilustrativa/Divulgação)
Ninguém poderia imaginar que aconteceria uma pandemia mundial e que mudaria nossa rotina, economia, a saúde, e empregos. Não é exagero afirmar que 2020 foi um dos anos mais conturbados dos últimos tempos. Para o próximo ano, a promessa de uma vacina já traz aquele sentimento de renovação e recomeço dando uma nova esperança, tão necessária para que se possa restabelecer normalidades e traçar objetivos.
Por isso, em momentos assim, muitas pessoas pensam em procurar um novo lar e às vezes até mesmo mudar-se de cidade. A boa notícia é que esse pode ser um bom momento para se adquirir um imóvel, já que o mercado imobiliário está em alta. O setor de construção foi um dos menos prejudicados na crise causada pelo coronavírus e aliado aos juros – a taxa Selic encontra-se a 2% ao ano – menor índice na série histórica – pode ajudar a acalentar o sonho de fugir do aluguel.
Dante Seferian, CEO da Danpris, construtora da Grande São Paulo, acredita que este cenário vai continuar agora no início de 2021: “Essa estabilidade que estamos vivendo foi uma surpresa. Acredito que o mercado tende a crescer mais conforme as coisas caminhem para o ritmo normal. Teremos a vacina ainda no primeiro trimestre ao que tudo indica e, eu acredito muito no crescimento do mercado imobiliário pós-Covid. A questão dos juros baixos e da segurança de investir no momento ajudam muito também”.
A forma de construir apartamentos também mudou, passando mais tempo em casa, as pessoas passaram a desejar mais espaço e mais funcionalidades onde moram. De acordo com um levantamento do Grupo Zap sobre os impactos da COVID-19 no mercado imobiliário, 60% dos entrevistados consideram que ter uma varanda no apartamento é muito relevante, 37% acha que espaços de lazer são de importância, 36% gostariam de um ambiente reservado para trabalhar e, 65% procuram por apartamentos próximos a comércios e serviços, e dos principais meios de transporte.
“Agora a questão de valorização da qualidade de vida está muito visível, principalmente quando se trata de áreas de lazer, isso é uma coisa que vem sendo pedida, o projeto da Danpris em Itu, o Maxim Club é um grande exemplo disso, tem uma quantidade enorme de áreas de lazer, mais que o normal. Os apartamentos também agora exigem uma área de trabalho para home office, ambientes maiores e mais confortáveis” explica Dante.
Aproveitando o bom momento do mercado e as taxas baixas, comprar um apartamento para 2021 parece ser um bom investimento, mas é preciso se atentar ao que é oferecido além do imóvel propriamente. Então se tiver espaço coworking, áreas de lazer e for bem localizado, pode ter certeza que você estará fazendo um ótimo negócio e seu ano vai começar com o pé direito.
Sobre a Danpris
A Danpris Construções e Empreendimentos Imobiliários atua há 40 anos no mercado. A empresa, fundada por Pedro Avedis Seferian, iniciou as atividades construindo empreendimentos comerciais e residenciais, focando em condomínios fechados de residência, loteamentos e também em edifícios comerciais.