/Fazenda da Labareda é premiada como a mais sustentável do Brasil na produção de café

Fazenda da Labareda é premiada como a mais sustentável do Brasil na produção de café

  • Lucas Alves de Oliveira, diretor agroindustrial da Labareda, recebe prêmio de fazenda de café mais sustentável das mãos da jornalista Isadora Camargo. – (Foto: Divulgação)

Fazenda Bom Jesus participou do 7º Prêmio Fazenda Sustentável, promovido pela Globo Rural, Rabobank e ECO+

A Fazenda Bom Jesus, sede do Café Labareda, é a mais sustentável do Brasil na produção de cafés. A premiação aconteceu onte, sexta-feira, dia 21, em São Paulo, durante o 7º Prêmio Fazenda Sustentável, promovido pela Globo Rural, Rabobank e ECO+.

Mais de 50 propriedades rurais espalhadas pelo Brasil se inscreveram para concorrer ao prêmio. 44 foram selecionadas e tiveram suas atividades ambientais, sociais e econômicas analisadas. Foram classificadas cinco em cada uma das três categorias (fazenda de grande porte, de médio porte e pequena propriedade). A Fazenda Bom Jesus concorreu na categoria grande porte.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta manhã de ontem, em São Paulo. A Bom Jesus ficou em 1º lugar na produção de cafés e em 3º lugar no geral. Na classificação geral, o primeiro lugar ficou com a Fazenda Amyaway Nutrilite, que produz acerola em Ubajara, no Ceará, e o segundo lugar com a Fazenda Verde, que produz soja em Rondonópolis, no Mato Grosso.

Para a premiação, as fazendas passaram por três fases de avaliação. A primeira foi a análise das informações essenciais que atestam a sustentabilidade, como a inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural), situação trabalhista dos funcionários e uso de técnicas de manejo de baixo impacto ambiental.

Na segunda etapa, os classificados passaram por uma seleção mais detalhada, que incluiu, por exemplo, o controle da quantidade exata de insumos utilizados em cada cultivo e o volume de ração oferecido aos animais. Além da comprovação de investimento em práticas sociais, como perfil dos colaboradores, treinamento e inclusão. Na sequência, ainda houve uma análise da situação financeira das fazendas.

Na última etapa de avaliação, são realizadas visitas técnicas às fazendas classificadas. “A parceria da Globo Rural com o Rabobank proporcionou que os analistas, especialistas em sustentabilidade e que atuam em todo o território nacional, pudessem ir até as propriedades e comprovar que são realmente fazendas sustentáveis”, salienta Cassiano Ribeiro, editor-executivo da Revista Globo Rural. “As fazendas classificadas são exemplares. Algumas mantêm excelentes projetos socioambientais que merecem ser perpetuados pelo país”, finalizou.

Em seguida, os relatórios gerados a partir das visitas técnicas são analisados por uma comissão julgadora formada por profissionais especialistas em agronegócio sustentável e que não têm qualquer ligação com os organizadores. Essa avaliação final indica os grandes vencedores.

Para o diretor agroindustrial da Café Labareda, Lucas Alves de Oliveira, o prêmio foi um reconhecimento de todo o esforço e investimento que a Labareda tem feito ao longo dos anos para produzir um dos melhores cafés do Brasil respeitando o meio ambiente e valorizando seus colaboradores. “Ganhar esse prêmio é uma sensação maravilhosa. Os funcionários são o que movem a roda, são a solução dos nossos problemas. Gostaria de agradecer à minha família, em especial, à minha mãe, que começou toda a nossa parte de sustentabilidade projetos sociais. É uma honra ver esse trabalho reconhecido”, disse ele que esteve presente na cerimônia de premiação representando a Labareda.