/FBR prevê mais de 400 aproximações comerciais entre fábricas locais e importadores

FBR prevê mais de 400 aproximações comerciais entre fábricas locais e importadores

  • Na coletiva: o diretor da Escola Senai Franca, Wagner Lopes Muiños; presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto; gerente Regional do Sebrae Franca, Vinícius Agostinho da Nóbrega; prefeito de Franca, Alexandre Ferreira; presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge; conselheiro da ACIF, Júlio Schreck e o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala – (Fotos: Wilker Maia/Acif)

Rodada de Negócios Internacionais do setor calçadista é realizada pela ACIF, Prefeitura, Investe-SP e Sebrae-SP

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a Prefeitura Municipal, a Investe-SP e o Sebrae-SP promovem entre hoje e quinta-feira, 25, 26 e 27 de abril, a 2ª edição da FRB: Rodada de Negócios Internacionais que traz a Franca importadores de 8 países para tratativas com 30 fábricas locais. De acordo com o DNI-ACIF (Departamento de Negócios Internacionais da ACIF), mais de 400 aproximações empresariais são esperadas para os dois primeiros dias de evento.

A abertura da FBR reuniu, às 8h desta terça-feira, no anfiteatro do Senai, mais de cem pessoas entre representantes das fábricas locais, importadores e equipes de realizadores. Recepcionaram os presentes o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge, a gerente de Promoção de Exportação e Competitividade da Investe-SP, Elisabete Donato Alves, o gerente Regional do Sebrae Franca, Vinícius Agostinho da Nóbrega, o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto e o diretor da Escola Senai Franca, Wagner Lopes Muiños.

Na ocasião, o presidente da ACIF reafirmou a importância do setor calçadista para a economia local. De acordo com ele, o setor é reconhecido por representar 42% da pauta exportadora de Franca tendo, somente no ano passado, faturado mais de US$ 92 milhões em transações internacionais. Na geração de empregos, o setor calçadista é responsável por assinar mais de 17 mil carteiras assinadas. O levantamento dos dados foi realizado pelo IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca).

O evento

Neste ano, a FBR recebe importadores da Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Paraguai e Peru para negociar com as fábricas de calçados locais. Nos dias 25 e 26, as reuniões acontecem no Espaço Cedro, onde estandes para exposição de produtos e negociação foram estruturados.

Já o dia 27 será reservado para que os importadores conheçam parte da infraestrutura de Franca por meio de visitas ao parque industrial e instituições de fomento econômico. A FBR é realizada com o apoio institucional do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Associação Comercial de São Paulo, Senai, Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais) e Francal Feiras, esta última responsável pela estrutura de estandes do evento.

A FBR oferecerá suporte nas traduções, assistência às operações de câmbio por meio do Travelex Bank com suporte para operações logísticas da Race Operações Logísticas, assessoria em Despacho e Desembaraço Aduaneiro pela Intercargo de Franca e Cargo Service e apoio financeiro da ACCredito: fintech financeira da Federação das Associações Comerciais do Estado de SP.