Segundo matéria da jornalista Talita Abrantes, de EXAME.com, intitulada “20 cidades que continuam gerando empregos no Brasil”, Franca (SP) está entre as que mais gerou empregos no primeiro trimestre de 2015.
Disse que até março deste ano, o país perdeu mais de 50 mil postos de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho divulgados recentemente. E que nossa cidade foi na contramão desta tendência.
Todas as cidades citadas no texto fecharam o primeiro trimestre com um saldo positivo na criação de novas vagas. Ao todo, cerca de 2,8 mil – de um universo de 5,6 mil municípios – abriram ao menos um posto de trabalho no período.
No entanto, o desempenho dessas cidades ainda é tímido quando comparado aos anos anteriores. São Paulo, por exemplo, gerou mais de 48 mil vagas entre janeiro e abril de 2014. Agora, a capital paulista fechou março com um saldo positivo de 5,7 mil oportunidades profissionais.
Em um ano, 280 mil pessoas entraram na fila do desemprego no Brasil, segundo informações do IBGE. A expectativa do governo é que o Brasil volte a gerar empregos a partir do segundo semestre do ano
Em março, segundo dados do Caged, 19 mil vagas foram criadas no Brasil – mas o número não foi suficiente para recompor os postos fechados nos dois meses anteriores.