- A ação foi realizada na Secretaria de Saúde. – (Foto: Divulgação)
Ontem, quarta-feira, 30, a Prefeitura entregou uma nova ambulância de Suporte Básico para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A ação foi realizada na Secretaria de Saúde e, com a nova viatura, a frota foi completamente renovada, contando agora com quatro novos veículos, sendo três de Suporte Básico (USB) e uma ambulância de Suporte Avançado (USA).
A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, destacou a importância da renovação da frota. “Esta ambulância não vem apenas para somar, mas para substituir veículos antigos, garantindo mais segurança e agilidade tanto para a população quanto para os profissionais”, afirmou.
O coordenador do SAMU, o médico Dr. Leandro Colombo Cassiano, explicou a diferença entre as viaturas de suportes básico e avançado. “Elas são divididas de acordo com a gravidade dos casos. Esta que recebemos é de Suporte Básico para o atendimento de situações de urgência com menor complexidade. O veículo conta com equipamentos como oxímetro, DEA (desfibrilador externo automático), respirador, talas e materiais para imobilização. Já a USA, que é uma UTI móvel, tem equipamentos mais avançados, como cardioversores, bombas de infusão e mochilas especializadas para intubação e medicações complexas, operados por uma equipe composta por médico, enfermeiro e condutor.”
Durante o evento, o prefeito Alexandre Ferreira celebrou a conquista e anunciou mais ações. “Agora, temos quatro ambulâncias novas e já iniciamos o processo de aquisição de mais duas. É um esforço conjunto, com recursos dos governos federal e estadual, através de emendas parlamentares de diferentes partidos, porque a saúde não tem cor partidária. Além disso, tenho uma ótima notícia: estamos implantando uma base descentralizada do SAMU na Região Sul, o que vai permitir um atendimento muito mais rápido, sem a necessidade de deslocamento das ambulâncias que hoje ficam no Parque dos Pinhais até bairros mais afastados”, declarou.
A nova base vai funcionar como ponto estratégico, melhorando o tempo de resposta em emergências e reforçando o compromisso da gestão municipal com a ampliação e qualificação da rede de urgência e emergência.