/Franca Shopping está na final do Prêmio Abrasce 2023

Franca Shopping está na final do Prêmio Abrasce 2023

  • Os projetos “Revitalização do Shopping” e “Condomínio Francamente Sustentável” são finalistas no prêmio mais importante do setor. – (Foto: Divulgação)

O Franca Shopping está na final do Prêmio Abrasce 2023 em duas categorias: “Expansão e Revitalização” e “Newton Rique de Sustentabilidade | ESG”. A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e reúne os principais players do setor para celebrar as melhores práticas, os projetos mais criativos e as iniciativas mais bem-sucedidas do mercado. O objetivo é estimular os associados a apresentarem suas iniciativas e aprimoramento de atendimento ao cliente, valorizando segurança, conforto, aconchego e praticidade. O evento de premiação será no dia 27 de junho, em São Paulo.

Na avaliação dos cases que estão concorrendo, os jurados seguem critérios do projeto, originalidade e execução. “Ser finalista do Prêmio Abrasce demonstra o nosso compromisso em oferecer uma experiência excepcional aos nossos clientes, valorizando nosso espaço e preservando o meio ambiente. O Franca Shopping está constantemente inovando!”, comemora Ana Carolina Lima, Coordenadora de Marketing do Franca Shopping.

Cases classificados

Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade | ESG

Projeto Condomínio Francamente Sustentável – O Shopping incorpora a cultura da sustentabilidade em todas as suas relações, buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente, de acordo com os pilares ambientais do ESG. Entre as ações estão: economia de energia, gestão no uso da água, reciclagem de resíduos e aterro zero já refletem na preservação dos recursos naturais.

O Franca Shopping investiu R$ 1,7 milhão em sua usina fotovoltaica e se transformou em um dos sete shoppings do Brasil e o único da região a utilizar energia fotovoltaica em 100% de suas áreas comuns. Isso garantiu a autossuficiência na geração de energia para o condomínio com a produção de 557 mwh anual.

O desenvolvimento da “Gestão de resíduos aterro zero e economia circular” permitiu ao Franca Shopping a reciclagem e reaproveitamento dos materiais, criando um ciclo de vida sustentável para todo seu descarte. Para viabilizar o objetivo desse case, o empreendimento investiu em conscientização e mudanças de processos com todos os usuários.

Assim, cada tipo de resíduo gerado recebe o tratamento adequado. Os recicláveis têm destinação final com o apoio de uma cooperativa de reciclagem e são revertidos em matéria prima para confecção de outros produtos, como sacos de lixo, retornando ao ciclo produtivo para uso no Shopping.

Os orgânicos vão para compostagem e são reutilizados como adubo no paisagismo. Os resíduos indiferenciados passam pelo coprocessamento e servem como combustível sem emissão de poluentes na atmosfera. O residual é transformado em matéria prima na fabricação de cimento.

O resultado obtido é a reciclagem de 197.615 toneladas de resíduos durante o período de implementação do Zero Aterro (set/22 a dez/22) e 570.941 toneladas de resíduos reciclados anual.

“Atualmente, o empreendimento não envia nenhum resíduo para o aterro de Franca e planeja alcançar até 2040 a neutralidade de carbono e fazer uso eficiente dos recursos naturais”, celebra Alexandre Valim, gerente de Operações do empreendimento.

Até lá, o Franca Shopping terá evitado a emissão de 155 mil toneladas de gases do efeito estufa, poupado mais de 190 mil árvores suficientes para cobrir uma área equivalente a 16 terrenos do shopping, vai economizar 42 milhões de litros de água (suficiente para abastecer por 3 meses a população de Fernando de Noronha) e evitar que 94 campos de futebol com resíduos sejam enviados para o aterro sanitário de Franca.

Prêmio Expansão e Revitalização

Revitalização Franca Shopping – O projeto foi inspirado na vida ao ar livre e pensado para trazer ainda mais conforto, aconchego e conveniência em contato com a natureza. Valorizou as praças abertas no interior e exterior do shopping, trazendo mais luz, paisagismo e elementos naturais. “O propósito é ressaltar a importância do empreendimento como principal ponto de encontro e lazer para as famílias da cidade e região”, ressalta Ana Carolina Lima.

O projeto de revitalização contou com a substituição do piso e do sistema de iluminação, implantação do sistema de forro em brises, novo mobiliário, paisagismo e comunicação visual, além da revitalização completa do parque de estacionamento.