- (Foto: Reprodução/Ilustrativa)
Franca superou nesta semana, a marca de 80% da população acima de 12 anos, com o ciclo completo da vacina contra a Covid-19 . A informação foi compartilhada pelo prefeito Alexandre Ferreira, em pronunciamento feito na tarde de ontem, quarta-feira (17), através das redes sociais. De acordo com as informações, na população em geral, a cidade já atingiu 70% de vacinação. Ao todo, já foram aplicadas mais de 543 mil doses das vacinas contra a Covid.
O resultado desta ampla vacinação, envolvendo uma diversificada equipe de colaboradores, atuando nas Unidades Básicas de Saúde, segundo o prefeito, já sinaliza com os menores índices de novos casos e a internação desde o início da pandemia. A recomendação do prefeito Alexandre Ferreira, neste momento, em que as atividades estão retomando o ritmo normal, é para que não deixem de completar o ciclo vacinal e de tomar a dose de reforço, além de manter os cuidados recomendados, como o uso de máscara.
Áqueles que, por uma razão ou outra, em torno de 15% da população, não foram se vacinar, devem aproveitar a estrutura diária de atendimento, nas UBS e fazê-lo de imediato.
Ferreira disse que graças a esse engajamento da imensa maioria das pessoas, a cidade está vencendo os desafios da saúde e retomando a economia, com mais de 10 mil postos de trabalho, com o saldo positivo este ano.
Do total das 543.749 doses aplicadas até a última terça-feira, com a primeira dose foram vacinadas 289.143 pessoas, com a segunda aplicação, 231.908, além de 22.698 referentes a terceira dose.
Novas orientações
Quanto a liberação da vacinação da terceira dose para todos os públicos, conforme anunciado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, oficialmente, a Secretaria de Saúde não havia recebido nenhuma orientação até o início da tarde. Portanto, para essa quinta-feira segue mantido o calendário sem alterações, da terceira dose para as pessoas acima de 60 anos e que tenham recebido a segunda dose há seis meses. Pelo novo protocolo, esse intervalo para a terceira dose será reduzido para 5 meses e a vacinação estará disponível sem restrições para todos os públicos.