Programação acontece neste sábado, 29, na sede da Fundação e inclui encontros do Núcleo de Contadores de Histórias, às 9h, e do Clube de Leitura, às 16 horas. As atividades são abertas e gratuitas
Neste sábado, dia 29 de julho, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove duas atividades literárias gratuitas e abertas à população. Ás 9h acontece mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, com dinâmicas, exercícios e apresentação de histórias pelos participantes. Já às 16h, o Clube de Leitura se reúne para discutir a obra Anna Kariênina, do escritor Liev Tolstói. As duas atividades fazem parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.
Sob o comando da atriz Míriam Fontana, o Núcleo de Contadores de Histórias se reúne às 9h para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre no último sábado. Neste sábado o Núcleo contará com um convidado especial – o escritor Cordeiro de Sá estará presente para falar sobre sua obra e sobre experiência em construir histórias. “Será uma grande oportunidade para os participantes terem contato com um escritor que dá origem as histórias que são colocadas em ação pelos contadores”, diz Miriam. As obras do escritor já foram trabalhadas nos encontros e apresentadas pelos contadores em diversas ocasiões.
Já o Clube de Leitura conta com a curadoria da bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, doutoranda em Ciência da Informação pela Unesp. O objetivo da atividade mensal é proporcionar a experiência da leitura compartilhada, com espaço para o debate e reflexão sobre as diferentes nuances de textos literários. No encontro do dia 29, às 16h, o grupo vai discutir o livro Anna Kariênina, do escritor russo Liev Tolstói. Considerada uma das obras mais destacadas do realismo literário, o livro foi o primeiro romance escritor por Tolstói e se articula por meio de contrastes. Os dois principais personagens, Liévin, um rico proprietário de terras, e Anna, uma aristocrata casada, só se encontram uma vez, em toda a longa narrativa. Mas nem por isso estão menos ligados, pois a situação de um permanece constantemente referida à situação do outro.
Desde a reformulação feita no seu formato e curadoria no final do ano passado, o Clube da Leitura já leu as obras Um livro vermelho, de Sherlock Holmes; A mão esquerda da escuridão, de Ursula K. Leguin; A Abadia de Northanger. de Jane Austen; Não verás país nenhum, Ignácio de Loyola Brandão, De mim já nem se lembra, Luiz Ruffato; O Senhor das Moscas, de William Golding; O Aleph, de Jorge Luis Borges; A outra volta do parafuso, de Henry James; e agora vai ler Anna Kariênina, de Liev Tolstói.
“O Clube tem sido uma atividade interessante e produtiva. Apesar das dificuldades nas escolhas das obras, creio que o grupo está evoluindo e a experiência tem sido enriquecedora para todos”, avalia a curadora Gabriela.
Para o segundo semestre está sendo elaborado um calendário fixo, com as datas dos encontros escolhidas e as obras já selecionadas. “Isso facilita a organização do grupo com as leituras e aquisição das obras”, explica Gabriela. O objetivo, segundo ela, é manter obras mais próximas dos clássicos, que têm tido melhor recepção até agora e introduzir alguns gêneros diferentes ao longo do semestre.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.
Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro e Dulce Neves na vice-presidência, além de equipe com oito profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.
Serviço:
O que: Encontro do Núcleo de Contadores de Histórias
Onde: Fundação do Livro e Leitura de RP | Rua Professor Mariano Siqueira, 81 | Jardim América | Ribeirão Preto | SP
Quando: 29/07/2017
Horário: 9h
OBS: Entrada aberta e gratuita
O que: Clube da Leitura
Onde: Fundação do Livro e Leitura de RP | Rua Professor Mariano Siqueira, 81 | Jardim América | Ribeirão Preto | SP
Quando: 29/07/2017
Horário: 16h
OBS: Entrada aberta e gratuita
Fotos: Divulgação