- Estado também anunciou o afrouxamento das regras da fase de transição do Plano São Paulo que atingirão os espaços e atividades de cultura. – (Imagem/Ilustrativa: @bond_photo)
O governador de São Paulo João Doria anunciou ontem, quarta-feira 7, o início da realização de eventos-modelo na capital e interior do Estado a partir de 17 de julho. Serão 30 eventos de diferentes formatos que vão envolver, além da área de cultura (12 eventos de economia criativa), o setor de negócios (2 eventos), lazer (14) e esporte (2). O anúncio foi realizado em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
“Os eventos serão realizados com testagem obrigatória e pessoas vacinadas, com rígidos protocolos sanitários para segurança, controle e monitoramento dos participantes”, disse o governador. “O objetivo é começar a impulsionar uma retomada segura e gradual do setor, profundamente abalado pela pandemia da Covid-19.”
Para a realização dos eventos, a iniciativa privada voluntária ficará responsável pelo cumprimento dos protocolos de segurança e os custos de testagem. Além de precisarem estar totalmente imunizados, os participantes deverão fazer teste para covid e usar máscara, obrigatoriamente. Para efeitos de controle, o público será monitorado no pós-evento.
Ações no Memorial da América Latina, Allianz Park, Centro de Eventos do Anhembi, Brooklin e São Paulo Expo, na capital, e nas cidades do interior de Serrana e Campinas já estão previstas, com datas variadas distribuídas pelo segundo semestre deste ano.
Durante a coletiva, Doria anunciou ainda o afrouxamento das regras da fase de transição do Plano São Paulo. As principais alterações foram a mudança na taxa de ocupação máxima permitida por estabelecimento, que passa de 40% para 60%, e o horário de funcionamento, estendido das atuais 21h para às 23h. O horário de abertura ficou mantido às 6h. As novas regras começam a vigorar nesta sexta-feira 9 e vão até 31 de julho, mas poderão ser revistas a qualquer momento conforme a tendência de novos casos, internações e mortes por COVID-19.
Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo