/Grupo de construtora, com unidade de negócios em Franca, substitui decoração de Natal por incentivo à educação

Grupo de construtora, com unidade de negócios em Franca, substitui decoração de Natal por incentivo à educação

  • Unidades de negócios das construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora não terão decoração de Natal nesse ano. O valor que seria investido será repassado para 11 instituições sociais nas cidades que atua. – (Fotos: Divulgação)

Pelo segundo ano, o grupo de construtoras que engloba as empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora resolveu comemorar as festas de final de ano de uma forma social. A decoração e as luzes e árvores de Natal nas unidades de negócios das construtoras foram substituídas por uma ação social que irá beneficiar 11 entidades das cidades de Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto, Bauru, Uberlândia, Franca, Campinas, Jaboticabal, Serrana, Sertãozinho e Botucatu.

Toda a verba financeira que seria destinada para a decoração de Natal será, mais uma vez, direcionada às instituições que cuidam de crianças carentes para a criação de novos espaços – como bibliotecas e sala de informáticas – e doação de material escolar. A ação consiste em comemorar o Natal de uma forma diferente: ao invés de trazer a decoração de Natal para as construtoras, a proposta é levar a solidariedade para dentro das instituições, promovendo e incentivando assim a educação.

Segundo a gerente de marketing da Bild Desenvolvimento Imobiliário, Maíra Sirio, a ideia surgiu no ano passado quando perceberam o alto custo do investimento nas decorações de fim de ano e que permaneciam expostas apenas durante um curto período. “Entendemos que compensava levar um bem maior para a sociedade que nós estamos, por isso, repetimos a ação esse ano”. Em 2019, o projeto realizou reformas de bibliotecas, doações de livros e a construção de uma sala de computadores, além de arrecadação interna de materiais escolares. “O principal objetivo da ação é manter o espírito natalino vivo, fazendo o bem maior, com amor ao próximo e ajudando crianças, adolescentes e instituições que cuidam da educação. Dessa forma, conseguimos mantemos o espírito natalino através de ações para os próximos em nossa sociedade”, destaca.

Para o gerente de marketing da Vitta, Yhury Nukui, o projeto tem relação direta com o impacto positivo que as empresas esperam gerar na vida das pessoas e das comunidades em que estão presentes. “Investir na educação é algo que acreditamos e que enxergamos como um pilar de sustentação. Em um ano tão conturbado como esse, entendemos que as pessoas são as grandes impulsionadoras para que tenhamos um conjunto de ações positivas no futuro”, afirma.

Neste ano, o grupo irá beneficiar 11 instituições, uma em cada cidade em que as construtoras contam com empreendimento lançado. Será priorizada ações em educação para crianças e jovens. “As instituições poderão receber instrumentos para as salas de aula, móveis, computadores, livros, materiais escolares, além de reforma em algumas delas. Tudo pensado de acordo com a necessidade de cada uma”, explica Yhury Nukui.

Instituições que serão beneficiadas:

Franca
Franca Viva – Click da Educação: criado em 2002, o projeto oferece cursos semestrais de informática básica, com o objetivo de inserir a população carente de tecnologia, no universo da inclusão digital, com aulas ministradas na sede da ONG. Atende jovens, adultos e terceira idade. Endereço: Rua Capitão Zeca de Paula, 510 – Jd. Consolação

Araraquara
Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercedes (Lar das Irmãs Franciscanas): o programa atende cerca de 140 crianças e adolescentes de ambos os sexos, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar. Os objetivos são o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, acesso a informações sobre direitos e participação cidadã e oportunidade de acesso a manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer.
Endereço: Rua Dionisio Tellarolli, 1030 – Jardim Parque São Rafael

Bauru
Aelesab: é uma Organização da Sociedade Civil que atua desde 2003 e tem como objetivo planejar e executar projetos assistenciais destinados à população de baixa renda ou em situação de risco e vulnerabilidade social.
Endereço: Rua Martim Afonso, 8-41

Botucatu
Nutras Núcleo de Transformação Social: o programa atende atualmente 130 crianças e adolescentes, na faixa etária dos 6 aos 14 anos, no contraturno escolar. As crianças recebem alimentação e desenvolvem atividades socioeducativas.
Endereço: Avenida Milton Aparecido de Oliveira, 48. Jd. Santa Elisa

Campinas
Centro Comunitário da Criança do Parque Itajaí I: entidade, parceira da Fundação FEAC, foi criada em março de 1989 e hoje atende 150 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses com atividades que envolvem artesanato, informática, esportes, leitura, além de 130 famílias com oficinas de corte e costura e atendimento pelo programa estadual Viva Leite.
Endereço: Rua Padre Josimo Moraes Tavares, 164 Parque Itajaí

Jaboticabal
ABC Down (Associação do Bem Comum ao Down: fundada em 1997, é uma entidade sem fins lucrativos de caráter beneficente, sendo pioneira no atendimento específico a Síndrome de Down em Jaboticabal. Tem como foco principal oferecer atendimento qualificado, humanizado, sistematizado e contínuo aos usuários com deficiência intelectual.
Endereço: Rua Juca Quito, 193 – Centro

Piracicaba
Lar Franciscano: atende crianças e adolescentes que viveram em condição de vulnerabilidades, risco social, com ou sem deficiências intelectuais e múltiplas, adquiridas por negligências maturacionais, ambientais, educacionais e orgânicas.
Endereço: Rua Amapá, 210 – Bairro Verde

Ribeirão Preto
Núcleo Marchesi: tem como foco o segmento de serviços sociais
Endereço: Rua Clemente Santilini, 0 – Jd. Marchesi

Serrana
Lar Santo Antônio: o programa funciona desde 1993 com atendimentos à crianças e adolescentes em condição de exclusão e vulnerabilidade social. Hoje atende cerca de 70 crianças e adolescentes no contraturno escolar, com idade de 6 a 15 anos, de ambos os sexos com atividades socioeducativas.
Endereço: Rua Domingos Teoro – 151 – Jd. Rosas III

Sertãozinho
APAE – Entidade que presta assistência às pessoas com deficiência intelectual ou deficiência múltipla.
Endereço: Rua José Sponchiado, 143 – Jardim Alexandre Baldo

Uberlândia
Emcantar: o projeto tem 23 anos de existência é já beneficiou mais de 25 mil crianças e adolescentes através de mais de 60 projetos regulares de formação em arte e educação, desenvolvidas em locais de vulnerabilidade social e cultural e em escolas da rede pública de ensino em Uberlândia.
Endereço: Avenida Ubiratan Honório de Castro – nº 470, Bairro Santa Mônica