/Highlights do Baile de Carnaval do Belmond Copacabana Palace 2023: confira!

Highlights do Baile de Carnaval do Belmond Copacabana Palace 2023: confira!

  • Sabrina Sato e Ulisses Marreiros, diretor-geral do Belmond Copacabana Palace Hotel. – (Fotos: Miguel Sá)

Foi demais! De volta ao hotel mais icônico da cidade, a edição de 2023 do Baile do Copa, que aconteceu na noite do último dia 18 de fevereiro, teve como tema “Túnel do Tempo 1923-2123”. Em homenagem ao centenário do hotel, a festa celebrou momentos e personalidades que fizeram parte desses 100 anos de história, além de imaginar e criar expectativas para os próximos 100. A estonteante Izabel Goulart, foi a rainha do baile deste ano.

Sabrina Sato e Izabel Goulart, rainha do Baile do Copa 2023

Com direção artística de Gustavo Barchilon e cenografia de Daniel Cruz, o tema trouxe inspiração para que os profissionais reproduzissem o real significado e importância do hotel para a cidade, que foi um dos responsáveis pela projeção internacional do Rio de Janeiro e, mesmo após 100 anos de existência, permanece um dos principais símbolos de elegância e sofisticação no país.

A decoração do evento trouxe elementos de 1923, ano de inauguração do hotel, e outras referências atuais, além de uma alusão aos próximos 100 anos a partir de formas, cores e estéticas que esperamos ver no ano de 2123. A entrada do evento, aconteceu pelo lobby, e os corredores, receberam uma Op Art – arte em preto e branco e espiral que representou a ilusão de ótica de um verdadeiro túnel do tempo. O preto e o branco remetem imediatamente a antigos programas de TVs e filmes, criando uma atmosfera retrô estonteante.

Ao final do túnel, chegando aos salões frontais, a festa ganhou cada vez mais cor e surgiu diversas imagens em estilo Pop Art – arte criada por Andy Warhol e difundida por representar muita intimidade entre a arte e a vida cotidiana moderna. Ao fundo dos salões, uma representação fiel da famosa “Black Pool”, a piscina mais exclusiva da cidade, situada no desejado sexto andar do hotel junto das suítes presidenciais mais cobiçadas do Rio de Janeiro.

O colunista e apresentador Anderson Pinheiro e Sabrina Sato
Anderson Pinheiro e o ator Daniel Rocha
Anderson Pinheiro e a modelo Isabeli Fontana
Anderson Pinheiro e Luiza Brunet

Logo adiante, os salões laterais receberam uma repaginação total, dando espaço para a representação do Cassino do Copa, o maior e mais luxuoso do país até a proibição dos jogos de azar em 1946, relembrando os primeiros anos de vida do hotel, momento em que era um símbolo do entretenimento entre hóspedes e a elite carioca. O teto foi coberto por cartas de baralho e uma chuva de luminárias em formato de dados, além roletas com personagens caracterizados para a ocasião.

O Salão Nobre ganhou uma roupagem especial em color blocking, com a decoração em cores vibrantes e contrastantes por todo o espaço e muitos balões, remetendo à essência energizante do hotel e do dia a dia carioca. O espaço foi exclusivamente idealizado para representar uma expectativa para o hotel no futuro, com um olhar para as próximas gerações e reflexão sobre a valorização do tradicional, que contribui na construção de uma consciência coletiva da história e, ao mesmo tempo, projeta o desejo de contá-la daqui até 2123.

As varandas, com vista incrível para a Praia de Copacabana, receberam lounges prateados, caracterizando uma abordagem mais futurista, com elementos desconexos e desconstruídos aguardando um novo significado. O contraste das cores vibrantes do salão com o impacto do prateado nas extremidades foram representações da impermanência do curso da vida, de tudo que é livre, mutável e diverso.

Ao entrar no Golden Room, primeira casa de espetáculos da América Latina e um dos principais salões do hotel, os convidados sentiram uma grande mudança na atmosfera, um verdadeiro convite para voltar no tempo, mais precisamente ao ano de 1923. O icônico salão, que recebeu em eventos inúmeras celebridades do mundo inteiro, foi inspirado na década de 20.

A gastronomia foi um capítulo à parte. O farto buffet assinado pelo chef executivo do hotel, Nello Cassese, contou com diversas opções de receitas clássicas e exclusivas, entre pratos quentes, frios, antepastos, estações de massas e risotos – com o melhor da culinária internacional e local. Os bares, que foram espalhados em pontos estratégicos dos salões, serviram opções para todos os gostos, drinques, espumante, whisky, gin e vodka.

As atrações garantiu a animação do público até a madrugada do dia seguinte. O palco recebeu apresentações do Cordão da Bola Preta, Serjão Loroza e banda, além de Djs renomados. Foi simplesmente, memorável. Confira alguns cliques!

(Fotos: http://www.miguelsa.com)