/Hospital São Lucas é pioneiro e adquire robô para cirurgias de coluna

Hospital São Lucas é pioneiro e adquire robô para cirurgias de coluna

  • O neurocirurgião Dr. Vinícius Marques Carneiro explica como nova tecnologia pode beneficiar pacientes com a necessidade do procedimento cirúrgico, obtendo melhor recuperação e menos chances de complicações pós-cirúrgicas. – (Fotos: Aline Adum)

Projetado para auxiliar procedimentos que envolve a colocação de implantes, Robô Cirq torna o hospital precursor em Ribeirão Preto e região na área de neurocirurgia

O Grupo São Lucas se tornou o primeiro hospital de Ribeirão e região a adquirir o robô Cirq, equipamento considerado referência mundial em navegação cirúrgica e inovação para cirurgias na coluna. O pioneirismo na neurocirurgia beneficia inúmeros pacientes com necessidade de inserção de implantes, proporcionando maior precisão, melhor recuperação e menos riscos de complicações e reoperações.

Robô é o primeiro em Ribeirão e região e tem finalidade em implantes de coluna. – (Foto: Aline Adum)

Desenvolvido pela Brainlab, empresa alemã líder em tecnologias de imagem e navegação cirúrgica, o Cirq é um braço robótico leve, modular e de alta precisão. O sistema se acopla à mesa cirúrgica e se integra totalmente à navegação 3D, permitindo que o cirurgião execute cada etapa com estabilidade e controle superiores. O equipamento atua como um amplificador de precisão, garantindo que as trajetórias planejadas pelo médico sejam seguidas com rigor milimétrico.

O Neurocirurgião do Grupo São Lucas, Dr. Vinícius Marques Carneiro (CRM: 125734/ RQE: 38302), explica que a cirurgia começa com exames de imagem avançados, como tomografia 3D, que são utilizados para planejamento virtual dos parafusos e das trajetórias. A operação robótica tem indicação para casos como artrodeses e instrumentações vertebrais, deformidades da coluna como escolioses, cirurgias de revisão, tumores e traumas, entre outros.

“O paciente passa por avaliação clínica e exames e realiza um tratamento conservador, onde são tentadas opções como fisioterapia. Quando há falha do tratamento clínico e necessidade de estabilização da coluna, a equipe opta pela técnica robótica. A cirurgia robótica oferece vantagens reais e perceptíveis ao paciente, como maior precisão na colocação de parafusos, menor risco de complicações e reoperações, possibilidade de cirurgias menos invasivas, com menos dor e recuperação mais rápida, menor exposição à radiação quando usada em conjunto com imagem 3D e resultados mais previsíveis com maior segurança”, explica.

Entre os benefícios, a recuperação tem grande destaque. O paciente operado recebe alta hospitalar em no máximo dois dias após o procedimento e pode retornar a atividades leves a partir de quatro semanas.

“A chegada do robô eleva o hospital ao patamar de centro de referência em cirurgia robótica de coluna, fortalece a formação continuada da equipe, que passa a dominar uma das tecnologias mais avançadas da neurocirurgia mundial, amplia a capacidade de receber casos complexos e oferecer tratamentos minimamente invasivos de alto nível e valoriza a experiência do paciente, reforçando o compromisso do Grupo São Lucas com inovação, precisão e segurança”, conclui o neurocirurgião.

Sobre o Grupo São LucasO Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.