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IE-ACIF mostra que 21% do comércio local atua em marketplaces

  • Levantamento inédito mostra que das 57 mil empresas de Franca, 12.061 vendem online. – (Foto Ilustrativa: Freepik)

Um levantamento inédito do IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) revelou que 21% das empresas de Franca atuam em marketplaces. Isso significa que, dos 57 mil CNPJs ativos na cidade, 12.061 realizam vendas online. Ainda de acordo com o levantamento, os itens com mais anúncios nas redes são Veículos (35,12%), Imóveis (8,48%) e Roupas/Calçados (3,74%).

“Os números dão luz a novas perspectivas para se pensar o comércio eletrônico em nossa cidade”, afirma o economista do IE-ACIF, responsável pelo estudo, Adnan Jebailey. “Embora haja maior presença de anúncios relacionados aos itens mencionados, quando consideramos os números das cinco empresas que mais se destacaram, o produto mais vendido nos últimos 5 anos foi o calçado, superando 4 milhões de pares”, diz.

Nesse cenário e no mesmo período citado anteriormente, além do calçado, se destacaram no volume de vendas online máquinas e ferramentas (2.328.986 itens) e utilidades domésticas (878.996 itens). Outro dado interessante é que os meses de maio e dezembro lideram o ranking de maior volume de vendas online, sendo que, no ano de 2022, maio superou dezembro neste quesito.

O IE-ACIF revelou ainda que 1/3 do total das empresas que vendem online em Franca, ingressaram nos marketplaces nos últimos 5 anos. Além disso, o volume de vendas cresceu 147% de 2019, período pré pandemia de Covid-19, para 2020, início das restrições sanitárias impostas ao comércio físico. “Os números de 2023 mostram que o crescimento continua: nos 5 primeiros meses deste ano, o volume de vendas online realizadas por empresas locais já superou todo o ano de 2022”, diz Adnan.

Metodologia

Os dados utilizados para o estudo do IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) sobre a presença de empresas de Franca em marketplaces têm como fonte a Receita Federal do Brasil e extração de informações de elementos públicos disponibilizados nas plataformas de comércio online do território nacional. Os microdados foram tratados e devidamente desidentificados para realização do presente levantamento.