- A média de compra dos consumidores dentro das lojas foram apontadas como “excelente” ou “boa” por 75% dos entrevistados. – (Foto/Ilustrativa: Rovena Rosa/Agência Brasil)
O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou uma pesquisa junto ao comércio local para averiguar o resultado da Black Friday, em 2021, em comparação com o resultado obtido em 2020. De acordo com a pesquisa, 45% afirma ter tido alta nas vendas em razão da data enquanto os outros 55% afirma não ter havido alteração em relação ao ano anterior.
Dos que responderam de forma positiva, 30% disse que a média de compra dos consumidores em sua loja foi alta (excelente); 45% disse média (boa) e 25% baixa (regular).
Entre os que responderam que houve um crescimento, 67% afirmaram que este foi maior que 20%; 17% ter o crescimento se estabelecido entre 10% e 20% e os outros 16% dos respondentes disseram que houve um crescimento de até 5%.
“O resultado mostra que a data tem ganhado força ao longo dos últimos anos e, sobretudo, que existe uma consolidação do otimismo para as compras de natal, tendo em vista que a Black Friday é o termômetro que reflete como será o mês de dezembro”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey.
Nota Metodológica
A pesquisa realizada tem amostragem não probabilística. Ao todo foram entrevistados 50 estabelecimentos da cidade de Franca – SP, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2021. Todas as entrevistas foram realizadas via telefone, por entrevistadores devidamente capacitados pelo Instituto de Economia da ACIF.