- Em média, público deve gastar R$ 470; eletrônicos e eletrodomésticos ocupam o topo das intenções. – (Foto Ilustrativa: Agência Brasil)
O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) foi às ruas e conversou com os consumidores para saber sobre suas intenções de consumo para a Black Friday: data comercial que inicia a temporada de compras de fim de ano com promoções e descontos atrativos. Em 2021, acontecerá na sexta-feira do dia 26 de novembro.
De acordo com os resultados da pesquisa, 52% dos consumidores disse que pretende adquirir produtos na data, sendo, juntos, os eletrônicos e os eletrodomésticos os mais cobiçados (42%). Roupas, acessórios e brinquedos aparecem na sequência, estando os dois últimos empatados nas intenções (28% e 7%). O pagamento à vista domina a preferência do público, sendo a opção de 74% dos entrevistados, quer seja em dinheiro, cartão de débito ou PIX.
“Conforme aponta a pesquisa, 52% dos entrevistados pagarão suas compras à vista, o que demonstra que as famílias já se preparam de forma antecipada para essa data que já entra em patamar de concorrência com as liquidações de janeiro”, afirma o economista do IE-ACIF, Adnan Jebailey. “Esse é o momento de pesquisar os preços e encontrar a melhor oferta para o produto desejado”, conclui.
Nota metodológica
A pesquisa realizada tem amostragem não probabilística. Ao todo, foram entrevistadas 201 pessoas, na cidade de Franca – SP, nos dias 5 e 8 de novembro de 2021. Todas as entrevistas foram realizadas presencialmente, por entrevistadores devidamente capacitados pelo Instituto de Economia da ACIF.