/IE-ACIF revela: Comércio contrata e diminui saldo negativo de empregos, em Franca

IE-ACIF revela: Comércio contrata e diminui saldo negativo de empregos, em Franca

  • Setor foi responsável pela criação de 1.690 postos de trabalho no município que, apesar das contratações, encerrou 2020 com o fechamento de 2.762 vagas. – (Foto: Ilustrativa/Divulgação)

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou um levantamento com base nos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) relativo às contratações de 2020. De acordo com os registros, o setor de Comércio foi o que mais empregou abrindo 1.690 vagas durante o último ano que, apesar das contratações, se encerrou com saldo negativo de 2.762 vagas. Além do Comércio, também empregaram os setores de Serviços (91 vagas) e Agropecuária (19). A Indústria, por sua vez, fechou 4.472 vagas de trabalho.

“O Comércio impediu que fosse ainda maior o prejuízo econômico ocasionado pela crise sanitária advinda da pandemia de Covid-19”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “No primeiro semestre, com a suspensão das atividades econômicas, o próprio Comércio chegou a desempregar 1.463 pessoas, cenário que mudou consideravelmente com a liberação do FGTS e pagamento do Auxílio Emergencial, este último pago entre os meses de abril e dezembro. O benefício injetou cerca de R$ 250 milhões na economia local, contribuindo para o bom desempenho do setor. Válido ressaltar que, no Comércio, os segmentos de supermercados, minimercados, mercearias e lojas de variedades foram os que mais empregaram”, disse o presidente.

Outros fatores que também influenciaram o bom desempenho do Comércio no segundo semestre de 2020 foram a progressão da região de Franca para a fase amarela do Plano São Paulo, que flexibilizou as atividades econômicas na cidade, e o calendário comercial com o Dia das Crianças, Black Friday e Natal.