/Inclusão digital promove novas possibilidades de comunicação

Inclusão digital promove novas possibilidades de comunicação

Maria das Dores Lima

Maria das Dores Lima, de 76 anos, investiu para valer em cursos de tecnologia da informação

A evolução digital ainda pode ser um desafio para gerações que não imaginavam tamanha rapidez e grandiosidade da revolução tecnológica que o mundo vivenciou. No Brasil, a década de 90 marcou o avanço da internet. Agora, as novidades virtuais não param de surgir e já não há barreiras que impeçam a comunicação e a troca de informações entre pessoas de todos os lugares do mundo.

Em contrapartida, algumas gerações que tiveram sua juventude longe do mundo digital acabaram não acompanhando a evolução da internet e sua importância nas atividades diárias e comerciais. Aplicativos? Redes sociais? E-mails? Blogs? Para os jovens pode soar estranho, mas esses quesitos ainda confundem várias pessoas, que têm dificuldades em compreender suas funções e como utilizá-los.

Maria das Dores Lima (foto), de 76 anos, não quis fazer parte desse nicho e investiu para valer em cursos de tecnologia da informação. “A sociedade moderna tem como moeda de troca o conhecimento e, como eu assisti a transformação de uma máquina grande para uma doméstica, decidi estudar e conhecer mais a tecnologia, para não ficar para trás. Costumo dizer que a informática é uma avenida sem volta, então eu fui me aperfeiçoar”, afirma.

Dona Maria é totalmente envolvida com artesanato e tem uma loja virtual. Para conseguir ir além, escolheu iniciar os estudos com o curso Formação Básica em Fotografia no Senac Franca, afinal, “precisava mostrar o meu trabalho de uma maneira melhor”. Depois, decidiu que era hora de se qualificar em Coreldraw e Photoshop, e novas aulas foram adicionadas no dia a dia.

Não parou por aí. A dedicada Dona Maria optou por fazer, também no Senac, Básico de Produção de Websites – Adobe CC; HTML5 E CSS3 – criação de websites; Programador de Sistemas; Introdução à Informática; Montagem e Manutenção de Equipamentos Apple; e Formação em Hardware.  “Hoje, pela minha loja virtual, efetuo vendas para o exterior, como Espanha e Alemanha, graças ao aprimoramento de conteúdos e práticas. Os cursos me ensinaram a desenvolver projetos, conhecer novos acessos, mexer no computador, explorar os recursos da máquina. Além do quesito profissional, essas informações me auxiliaram no contato com um dos meus filhos que viaja muito, por exemplo”, destaca Maria.

Para Samer de Medeiros Abrahão, docente da área de tecnologia da informação do Senac Franca, a participação da terceira idade em cursos desse segmento promove tanto a inclusão digital quanto social, afinal, integra o idoso às novas tendências e permite que ele seja parte desse processo. “Além de ficar conectado com o mundo e poder expandir sua comunicação, o idoso ainda poderá realizar atividades para deixar a mente ativa, garantindo novos aprendizados. O computador nos oferece inúmeras oportunidades de ferramentas. Saber utilizá-lo é, antes de qualquer coisa, o principal passo para adquirir habilidades com a internet e suas demais funções”, orienta o profissional.

No Senac, as oportunidades de qualificação na área de tecnologia da informação são diversas e constantes, uma das opções é Introdução à Informática: Windows, Word e Excel 2013. Somente este ano, serão disponibilizadas 50 vagas para cursos básicos de informática e, no geral (da área), 120.

Informações sobre cursos, datas e horários podem ser obtidas pessoalmente na unidade ou pelo site www.sp.senac.br/franca. Outras dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone (16) 3402-4100.

 

Foto: Divulgação