As tradicionais Cavalhadas da Franca são agora utilidade pública estadual. Promulgado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na semana passada, o projeto de lei torna o Clube das Cavalhadas, associação civil sem fins lucrativos responsável pelo evento, apta a receber recursos do governo do estado para desenvolver suas atividades culturais.
A lei nº 16.586, de 28 de novembro de 2017, é de autoria do deputado estadual Welson Gasparini (PSDB) e reforça o título de utilidade pública municipal que as Cavalhadas detêm desde 2004. Além das apresentações anuais da celebração cultural, a associação também pode desenvolver novos projetos que preservem o Folclore Nacional.
“A aprovação pela Assembleia Legislativa do projeto de lei do deputado Welson Gasparini e a sanção do governador para tornar as Cavalhadas utilidade pública estadual é um ganho absurdo para as nossas Cavalhadas e para Franca, porque esses folguedos são o maior traço cultural da nossa cidade. A aprovação dessa lei facilita a manutenção dessa tradição de 186 anos, pois abre caminho e habilita o Clube das Cavalhadas a receber e pleitear verbas do Estado”, afirma Marcus Vinícius Falleiros, presidente da entidade.
Fundado em setembro de 1998, o clube promove anualmente as Cavalhadas da Franca, um espetáculo que teve origem nos torneios medievais na Europa. A montagem reconta a batalha entre cavaleiros cristãos e mouros e em Franca é encenada desde 1831.
Fotos: Marcos Limonti/Triele