/Mercadão celebra 91 anos com bolo gigante de meia tonelada em homenagem à cidade de São Paulo

Mercadão celebra 91 anos com bolo gigante de meia tonelada em homenagem à cidade de São Paulo

  • Bolo oficial dos 470 anos da capital paulista terá formato do mapa da cidade; programação também contará com degustação do famoso sanduíche de mortadela do Mercadão. – (Foto Ilustrativa: Rogério Cassimiro/MTUR)

Na próxima quinta-feira, 25 de janeiro, o Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, comemora 91 anos. Para marcar a data, a mesma que marca os 470 anos da cidade de São Paulo, o espaço de eventos do Mercadão recebe o bolo oficial da celebração. Com 6 metros de comprimento e pesando meia tonelada, o bolo será feito com massa de pão de ló, com recheio de creme e frutas do próprio Mercadão. A festa é aberta ao público e o bolo é distribuído gratuitamente para a comunidade que visitar o local após a cerimônia oficial de corte do bolo, que acontecerá a partir das 13h30.

Muito além da data, o bolo une o Mercadão e a cidade de São Paulo em uma mesma história. Fundado em 25 de janeiro de 1933, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, responsável pelos projetos do Theatro Municipal de São Paulo e da Pinacoteca do Estado.

Nove décadas depois, o local se tornou ponto turístico e símbolo da diversidade gastronômica e cultural de São Paulo. Com 260 bancas, o visitante encontra os mais diversos produtos entre frutas, carnes, queijos e castanhas, por exemplo, além de restaurantes e lanchonetes que oferecem um universo de sabores, incluindo os tradicionais sanduíches de mortadela e pastel. Tudo isso faz do Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.

O Mercadão faz parte da história, da cultura e da gastronomia da cidade e se mantém, há 91 anos, como um dos mais importantes espaços de encontro e convivência da capital paulista. Como marco de São Paulo, nada melhor do que comemorar essa data oferecendo aos paulistanos tudo aquilo que temos de melhor”, afirma Aldo Bonametti, presidente da Mercado SP, concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano e do Mercado Kinjo Yamato.

A programação de aniversário contará ainda com degustação de sanduíche de mortadela Marba e chuva de balões. O evento é uma realização da Mercado SP, com patrocínio da Marba e apoio da Prefeitura de São Paulo, Ibrachina e APECC (Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras).

Serviço:

Aniversário de 91 anos do Mercadão
Quando: 25 de janeiro
Horário: 13h30 – autoridades | 14h30 – aberto ao público
Entrada grátis
Endereço: Rua da Cantareira, 306, Centro Histórico
Funcionamento do Mercadão: de segunda a sábado, das 6h às 18h; aos domingos e feriados, das 6h às 16h.

Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.

Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.