/Mulheres se consolidam na administração do dinheiro e aumentam presença no mercado de investimentos

Mulheres se consolidam na administração do dinheiro e aumentam presença no mercado de investimentos

  • Maria Laura Goulart, é de Franca/SP, formada em Matemática, Sócia e Superintendente de operações na Blue3 Investimentos. – (Foto: Divulgação)

O mês de março reacende inúmeras discussões a respeito do papel da mulher na sociedade. Entre as conquistas mais significativas está a liberdade para administrar as finanças. Um relatório do Boston Consulting Group (BCG) aponta que, até 2023, o volume de recursos em poder das mulheres deve somar US$ 93 trilhões.

Além de controlar as próprias contas, organizar o orçamento familiar e, em muitos casos, administrar o próprio negócio –as mulheres já são 49% do mercado empreendedor no Brasil segundo a Global Entrepreneurship Monitor– elas também aumentam a presença no mercado de investimentos.

Dados de 2021 da B3, a Bolsa de Valores brasileira, mostra que as mulheres já representam 23% das contas de pessoas físicas na Bolsa. No Estado de São Paulo, a participação é ainda maior, de 25%. Ao todo, são 1,17 milhão de contas que pertencem a mulheres no país, sendo 461 mil em São Paulo.

“Com o crescimento do mercado financeiro e um mundo globalizado, mulheres buscaram conhecimento e, agora, possuem mais segurança para investir. Cada vez mais, nós mulheres, estamos nos preparando e adquirindo expertise para entrar e nos consolidar no mercado financeiro, acredito que estamos no caminho. E é só o começo”, diz Maria Laura Goulart, formada em Matemática, Sócia e Superintendente de operações na Blue3 Investimentos, melhor escritório da XP Inc. em 2021.

As mulheres brasileiras também têm buscado a equidade do “outro lado do balcão”, aumentando a atuação como profissionais do mercado financeiro. Dados da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) mostram que as mulheres já representam 21% de 17 mil agentes autônomos de investimentos credenciados no Brasil.

São as profissionais que ganham espaço em um mercado tradicionalmente masculino e se destacam ajudando o brasileiro –principalmente as mulheres– a investir melhor e construir um legado.

Ainda segundo Maria Laura, na Blue3, o público feminino busca por profissionais confiáveis e competentes, por isso o foco é na transparência e relacionamento. “Estamos vivendo a era de investidoras crescendo no mercado financeiro, e nossa missão é garantir a essas mulheres uma assessoria de excelência.”

Sobre a Blue3

Fundada em 2009 em Franca-SP, interior de São Paulo, a Blue3 tem a sede localizada em Ribeirão Preto-SP e conta com unidades de negócios em São Paulo (capital), Franca (SP), São José do Rio Preto (SP), Bauru (SP), Marília (SP), Uberlândia (MG), Patos de Minas (MG), Uberaba (MG),Belo Horizonte (BH), Rio de Janeiro (capital), Goiânia (GO) e Brasília (DF).

Eleita o melhor escritório de assessoria de investimentos em 2021 e a melhor mesa de renda variável do país pela rede XP Investimentos, a Blue3 tem R$ 15 bilhões sob custódia, mais de 17 mil clientes ativos e cerca de 650 profissionais envolvidos na operação. Como parte de seu plano de expansão, a companhia recebeu, em janeiro deste ano, o aval do Cade para se tornar uma corretora de investimentos.