/No Dia das Crianças, TV Cultura estreia nova temporada de “O Piano Mágico da Ju”

No Dia das Crianças, TV Cultura estreia nova temporada de “O Piano Mágico da Ju”

  • Comandado por Juliana D’Agostini e com participação do ator Ivan Parente, programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11 horas e 15h45. – (Foto: Nadja Kouchi)

Em 12 de outubro, Dia das Crianças, a TV Cultura – consagrada por sua programação infantil e por produções com bonecos – estreia a segunda temporada de O Piano Mágico da Ju. Em 40 episódios, Juliana D’Agostini, musicista, pianista e solista reconhecida internacionalmente, traz superaventuras com novos personagens e canções que levam a música erudita de forma lúdica e atraente ao universo infantil. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e 15h45.

Depois das aventuras e encontros musicais vividos em um teatro abandonado, Juliana volta agora em um lugar ainda mais fantástico. A história é ao lado do famoso luthier Antonelo, interpretado pelo ator Ivan Parente, que conserta instrumentos mágicos. “O universo infantil sempre esteve entre os trabalhos mais significantes da minha carreira. Dar vida ao Antonelo é mais um mergulho delicioso no imaginário da criança. Eu e a Juliana nos demos bem desde os testes e acho que construímos uma parceria em cena que vai encantar e emocionar o público. Tô muito feliz”, diz Parente.

Nesta temporada, Ju e seu inseparável amigo Musicão exploram o universo lúdico da oficina juntos com a Dona Flauta, Bumbão, Cacofônico e Pianito. Outra grande novidade é a participação de crianças na nova fase do programa.

Para a Diretora de Produção da TV Cultura, Paula Cavalcanti, O Piano Mágico da Ju é um programa infantil que tem como pilares os princípios básicos da TV Cultura: Educação, Cultura e Informação. “O programa traz a educação musical para crianças com o foco na música clássica, mas com muita leveza e diversão. A música clássica faz parte da história da programação da TV Cultura e agora o público infantil tem uma produção dedicada a ele, que aborda a iniciação musical com muita diversão”.

A produção das trilhas e das canções escritas por Manaká para o programa foram assinadas por Andria e Ivan Busic, conhecidos pela trajetória na banda Dr. Sin e outras produções internacionais.

Direção

Com direção de Bete Rodrigues, que atuou em produções infantis premiadas no Brasil e no exterior, como Rá Tim Bum, Glub- Glub, X-Tudo, Turma Da Cultura, Ilha Rá Tim Bum, Cocóricó e Quintal da Cultura, a atração apresenta em cada episódio uma história central e um quadro com clipes musicais, curiosidades e atividades didáticas cujo conteúdo foi baseado nos cinco livros de musicalização infantil de autoria de Juliana. “A série O Piano Mágico da Ju é muito valorosa por trazer conteúdo tão necessário à formação do ser humano que é a música. Como diretora, tenho satisfação quando conseguimos numa produção aliar, com leveza e sem didatismo, conteúdos em histórias cheias de boas aventuras. Acredito que a série trará muita diversão aos pequenos e também o desejo de aprender tocar um instrumento, e ou simplesmente soltar a voz e cantar, porque afinal quem canta seus males espanta”, brinca Bete.

A Origem de O Piano Mágico da Ju

A relação da pianista com o público infantil surgiu com seu programa O Piano Mágico da Ju, que realizou diversas apresentações e oficinas em escolas públicas do Estado de São Paulo. “O projeto nasceu da minha paixão em educar e tornar acessível a música de alta qualidade técnica e artística para crianças e jovens brasileiros. É muito gratificante acompanhar os resultados do projeto, que já atendeu mais de 20 mil crianças”.

Quem é Juliana D’Agostini

Pianista, concertista, compositora e cantora, passou por renomadas universidades de música como Juilliard School — Nova York, New England Conservatory — Boston, Conservatorie de Paris, Hochschule für Musik “Hanns Eisler” — Berlin, Arizona State University — Arizona e USP — Brasil. Tocou e dirigiu séries em grandes salas de concerto como Carnegie Hall, Alla Scala e Musikverein.

Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal — Lei de Incentivo à Cultura