/Núcleo de Estudos das Cidades apresenta Franca como um dos melhores municípios do Estado

Núcleo de Estudos das Cidades apresenta Franca como um dos melhores municípios do Estado

  • Vista aérea da cidade de Franca. – (Foto: Freepik)

Franca é destaque, mais uma vez, entre os municípios do Estado de São Paulo, com mais de 200 mil habitantes. A cidade sagrou-se referência em Educação, Saúde, Segurança e ficou em 7° lugar geral na apresentação de estudo, em evento realizado em São Carlos, na manhã desta quarta-feira, 26.

O NEC (Núcleo de Estudos das Cidades) é composto por professores da USP, UFSCAR e FATEC de São Carlos e Jaú e apresenta dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios paulistas, considerando Economia, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Segurança, Mobilidade e Finanças Públicas.

O evento contou com a participação de vários municípios do Estado. Franca foi representada pela secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, que falou sobre a importância do estudo e recebeu o certificado pelos índices. “Ver Franca entre as 20 melhores cidades desenvolvidas do Estado, principalmente, com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes nos últimos anos, mostra que as políticas públicas implementadas pelo governo estão sendo eficazes e atendendo o propósito. Franca é uma cidade promissora e com grandes oportunidades para se desenvolver cada vez mais”, disse.

Coca Ferraz, professor da USP de São Carlos e coordenador do projeto, explicou as diretrizes utilizadas e elogiou Franca, por seus números positivos. “Os indicadores de Educação, Saúde e Segurança são de nível da Bélgica, um dos países mais desenvolvidos do mundo e Franca tem conseguido fazer muitas coisas mesmo com baixa arrecadação”, afirmou.

Saúde
Franca é a cidade com menor taxa de mortalidade infantil de municípios com mais de 200 mil habitantes, recebendo nota 10 do NEC. Os índices também foram positivos na classificação geral: 4° lugar, considerando taxa de mortalidade infantil, pontuação do parâmetro longevidade do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e taxa de mortalidade por COVID-19.

Educação
Considerando as notas do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade do aprendizado no Ensino Fundamental e pontuação de Escolaridade do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), Franca está na 4ª colocação, atrás somente de Indaiatuba, Jundiaí e São Carlos, com média 6,22.

Segurança
Com nota 10, Franca é a 3ª cidade mais segura para se viver em municípios, com mais de 200 mil habitantes. O NEC usou o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) do Instituto Sou da Paz, que considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, refletindo o nível de segurança, expresso em ocorrências por 100 mil habitantes.

Meio Ambiente
A pontuação de Franca no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, com 82,85 e os programas ambientais garantiram boa posição no ranking, com média de 8,40, o que mostra que Franca tem índices positivos em esgoto tratado, água, gestão de resíduos sólidos, biodiversidade, arborização, educação ambiental, estrutura e qualidade do ar.

Mobilidade
A taxa de mortalidade no trânsito, transporte coletivo e motorização (número de veículos a cada 100 mil habitantes) garantiram uma nota normalizada de 7,60 para Franca.