- A oficina, que será ministrada por Bowie Arman Lana Bolissian, Leon Paul Costa Bolissian e Thales Perente de Barros. – (Foto: Divulgação)
Franca será palco de uma iniciativa que une criatividade, arte e formação cultural. Trata-se da Oficina de Histórias em Quadrinhos (HQ) – Projeto Detetive Coisa: Almanaque do Terror, que integra a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e conta com o apoio da Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Esporte e Cultura.
As vagas são limitadas a 20 participantes e as inscrições poderão ser feitas através do link: even3.com.br/oficina-hq-608277 . Serão cinco encontros presenciais, sempre das 14 às 17 horas, no Aquário da Biblioteca da Unesp (avenida Eufrásia Monteiro Petráglia, 900, Jardim Petráglia), nos dias 31 de julho, 1º, 05, 22 e 26 de agosto.
A oficina, que será ministrada por Bowie Arman Lana Bolissian, Leon Paul Costa Bolissian e Thales Perente de Barros, é totalmente gratuita e voltada para jovens e adultos a partir de 14 anos interessados em desenho, escrita, quadrinhos e processos criativos. Com foco na criação de uma HQ autoral, o projeto visa democratizar o acesso à linguagem dos quadrinhos e estimular a expressão artística dos participantes.
Durante as atividades, os participantes terão acesso a todos os materiais e poderão participar de um ou mais encontros, conforme a disponibilidade. A programação inclui leitura e análise de HQs clássicas; introdução aos principais conceitos da arte sequencial (tirinha, mangá, charge, entre outros); criação de personagens; escrita e estruturação de roteiro para quadrinhos; técnicas de layout, desenho, arte-final e coloração; orientações sobre balões, caixas de texto e narrativa visual e exercícios práticos, para que cada participante crie uma página da sua própria HQ.