/Oficineiros do ‘Allan Kardec’ passam a confeccionar sacolas e buscam novas empresas parceiras

Oficineiros do ‘Allan Kardec’ passam a confeccionar sacolas e buscam novas empresas parceiras

  • Instituição firmou parceria com gráfica para ampliar leque de produtos feitos nas Oficinas Inspiração, projeto de geração de trabalho e renda. – (Fotos: Divulgação)

A Fundação Espírita Allan Kardec, através das Oficinas Inspiração, tem trabalhado com um novo produto: a confecção de sacolas de papel. Já habilidosos com projetos manuais, os oficineiros se dedicam agora ao acabamento desses itens, com colagem, colocação de ilhoses e alças.

A ampliação do leque de atividades nas oficinas foi possível graças à parceria com uma gráfica da cidade. Júlio Santos, monitor da Oficina de Costura em Couro, destaca que há disponibilidade para atender mais empresas. “Já estávamos buscando parceiros para prestação de serviços e encontramos um empresário que apostou na ideia e está dando muito certo. Os nossos oficineiros já tinham destreza em trabalhar com as mãos. Então, eles se adaptaram muito rápido ao trabalho e estão desempenhando muito bem a função. E temos mão de obra para produzir mais”.

O empresário Joaquim Hernandes Filho, o Juninho, proprietário da Supera Gráfica e Embalagens, costuma terceirizar as impressões e acabamentos das sacolas, e viu no projeto de Desenvolvimento Humano da Fundação Allan Kardec a possibilidade de utilizar a mão de obra das Oficinas Inspiração.

Fui muito bem acolhido pela instituição. Fizemos alguns testes com produção de amostras e treinamento do pessoal, aprovamos o trabalho e agora a produção é para valer. Todos eles são remunerados, pagamos o mesmo valor praticado com outras pessoas. Estar junto neste trabalho social me faz muito bem, eu estou muito feliz”, afirmou Juninho.

Entre as mãos que dão forma às sacolas estão as do ex-curtumeiro Nilton Gomes Barbosa, de 54 anos. Como outros colegas da Oficina, ele conta que fazer os trabalhos manuais e ter a convivência com outras pessoas na Fundação melhoram sua autoestima, o raciocínio e ajudam a diminuir a irritação.

Antes da Oficina Inspiração, eu ficava em casa e era muito nervoso, pensava em suicídio direto. Era muito ruim ficar parado. Estou achando muito bom estar fazendo as sacolinhas, o tratamento psiquiátrico aqui ajuda muito. A gente recebe um valor que vem para completar o salário da gente, e isso é muito bom”, disse ele, que foi diagnosticado com esquizofrenia.

As Oficinas Inspiração

As Oficinas Inspiração começaram a ser implantadas em 2018 dentro do Programa de Desenvolvimento Humano da Fundação Espírita Allan Kardec e são um projeto de geração de trabalho e renda para as pessoas com transtornos mentais.

Os oficineiros participam das Oficinas Agrícola (horta orgânica com cultivos dentro da própria instituição); de Reciclagem de Eletrônicos (com desmontagem e venda de peças de eletrônicos); e Costura em Couro (confecção de artigos com retalhos de couro, como porta níquel, chaveiros, bolsas, peso de porta e outros).

Todo o dinheiro arrecadado com a venda de produtos é dividido entre os participantes. “Sabemos que a renda acaba sendo uma ajuda para as famílias comprarem um medicamento ou um alimento, é realmente muito importante para eles”, afirmou Júlio.

Contato

As empresas interessadas em conhecer e buscar parcerias com a Fundação podem visitar as Oficinas Inspiração (Rua José Marques Garcia, 675, Bairro Cidade Nova – Franca /SP), das 7h30 às 11h e das 12h40 às 16h. O contato telefônico e WhatsApp é (16) 99969-0648.

O nosso objetivo é fazer com que as pessoas conheçam o trabalho deles e vejam que é possível e eles melhorem fazendo esses produtos para a sociedade. Todo mundo ganha, a empresa que está vindo buscar parceria, porque terá um produto e um serviço de qualidade, e eles também ganham, porque estão trabalhando, melhorando a autoestima e vários outros aspectos”, afirmou a terapeuta ocupacional Renata Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração.