Uso incorreto de lentes de contato ou óculos de sol podem trazer sérios danos
A estação mais quente do ano chegou e com ela aparecem também algumas preocupações em relação à saúde da área dos olhos. Nessa época do ano, os fortes efeitos do sol podem causar sérios danos a essa parte do corpo, se os devidos cuidados não forem tomados.
Uma das preocupações dos oftalmologistas é quanto ao uso de óculos de sol. Muitas pessoas o usam apenas por vaidade e se esquecem de verificar algumas características importantes, como a presença da proteção contra raios ultravioleta.
Além de proteger, os óculos escuros oferecem conforto e alívio nos dias de sol. “Na claridade, a pupila tende a fechar, já no escuro, dilata. Por isso, a necessidade dos óculos escuros terem proteção contra os raios ultravioleta; caso contrário, os raios entram com mais facilidade nos olhos”, explica o oftalmologista Fauze Abdulmassih.
O uso incorreto de óculos de sol ou a falta deles podem trazer sérias consequências aos olhos, como prejuízos à córnea, cristalino (catarata) e retina.
Lentes de contato
Outro perigo é o uso incorreto de lentes de contato. “Os riscos de complicações aumentam nessa época do ano, pois as pessoas frequentam mais praias e piscinas, o que contribui para que as bactérias se desenvolvam”, afirma.
De acordo com o especialista, as principais recomendações para quem quer trocar a cor dos olhos ou substituir os óculos de grau por lentes são:
– Fazer a adaptação com um oftalmologista;
– Lavar cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes;
– Utilizar soluções multiuso tanto na limpeza quanto no enxágue das lentes e estojo;
– Friccionar as lentes para eliminar completamente os depósitos;
– Não usar soro fisiológico ou água na higienização;
– Colocar as lentes sempre antes da maquiagem;
– Guardar o estojo em ambiente seco e limpo;
– Trocar o estojo a cada quatro meses;
– Respeitar o prazo de validade das lentes;
– Evitar dormir com lentes, mesmo as liberadas para uso noturno;
– Interromper o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista;
– Evitar entrar no mar ou piscina usando lentes.
Fotos: Reprodução/Ilustrativas