- (Foto/Reprodução: uselinus.com.br)
O Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono, aconteceu ontem, dia 20 de março de 2023, exatamente às 18h25.
No hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono começa sempre entre os dias 20 e 21 de março, ou seja, quando termina o verão, e se encerra entre os dias 20 e 21 de junho, quando tem início o inverno.
Essa estação é caracterizada pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.
O outono do hemisfério Sul é chamado de “austral”, enquanto no hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.
Características do outono
No outono, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas, porque o Sol tende a nascer mais tarde e se pôr mais cedo nesse período.
A temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, não sendo tão quente quanto no verão e ainda não tão frio quanto no inverno. Além disso, as chuvas ocorrem com menos frequência.
A estação é caracterizada pelas folhas nas árvores que secam e caem. Outra característica relacionada ao clima é que a umidade do ar diminui e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.
Equinócio de outono
O equinócio de outono é o fenômeno astronômico que marca o início da estação outono e caracteriza-se pela maior incidência do Sol nas regiões próximas à linha do Equador.
O equinócio também é responsável por marcar o início da primavera. Portanto, temos dois equinócios no ano, que no Brasil ocorrem em março (equinócio de outono) e setembro (equinócio de primavera).
O término do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de inverno. O solstício de inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério Norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul é inverno.
Fonte/Crédito: calendarr.com