A Secretaria Municipal de Saúde quer intensificar durante este mês, a realização de exames de mamografia que são oferecidos o ano inteiro através da rede pública para mulheres acima de 40 anos. Aquelas que fizeram esse exame a mais de um ano estão sendo orientadas a procurar uma UBS mais próxima de casa e marcar, gratuitamente.
A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, que é uma campanha anual realizada neste mês com o propósito de prevenir e alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em todas as repartições de saúde materiais com as cores rosa chamam a atenção, cujo intuito é destacar a importância de refletir sobre o assunto e adotar as medidas preventivas recomendadas.
A Secretaria de Saúde estima que de 20 a 30 exames possam ser agendado durante os próximos dias em cada Unidade Básica, conclamando as mulher nessa faixa de 40 a 75 anos a comparecerem. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Havendo o diagnóstico precoce é possível aumenta consideravelmente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Na cidade a Prefeitura conta com 16 UBS onde podem ser feitos os agendamentos, onde a mulher sairá com o local data e horário a ser examinada, com todos os cuidados protocolares de proteção ao conoravírus.