/Parabéns Santa Casa de Franca pelos 118 anos!

Parabéns Santa Casa de Franca pelos 118 anos!

Santa Casa

A Santa Casa de Franca, que tem como presidente voluntário José Cândido Chimionato, completa hoje 118 anos de fundação. Para quem não sabe, tendo como o objetivo principal a prática de obras de caridade, a Ordem das Santas Casas de Misericórdia foi instituída em Lisboa (Portugal) em 1498, por Dona Leonor de Lancastre, que regia na época o trono de seu irmão D. Manuel – “O Venturoso”.

No Brasil a primeira Santa Casa foi fundada no ano de 1543, por Brás Cubas, no povoado que deu origem à Vila de Santos (Santos/SP), na Capitania de São Vicente.

Hoje são mais de 2.500 espalhadas por diversos Estados, responsáveis por cerca de 50% dos leitos hospitalares existentes no país e, muitas vezes, constituídas em Centros de Referência e Excelência Médica.

Fundação

Fundada em 16 de junho de 1897 por um grupo cidadãos beneméritos, liderados pelo padre Cândido Martins da Silveira Rosa, a Santa Casa de Misericórdia de Franca iniciou suas atividades formais em janeiro de 1901, conforme registro em ata; primeiramente como Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Franca e depois como Fundação, a partir de 19 de dezembro de 1935, segundo registro no 1º Cartório de Notas desta Comarca.

Reunidos no antigo “Largo da Misericórdia”, os cidadãos que participaram da decisão foram: Comendador Bento José do Vale, Álvaro de Lima Guimarães, Joaquim Marcondes de Faria, José Inácio de Souza, Thomaz José da Mota, Lucas Borges, Henrique Ferreira Barbosa, José Marcelino de Queiroz, José Bernardes Pinto Júnior, Joaquim Andrade Nascimento, Godofredo Alves de Castro, Álvaro de Lima Guimarães Júnior, Dr. José Luiz dos Santos Pereira, Antônio Carlos Barbosa, José Carlos de Vilhena e Ovídio Tristão de Lima.

A Irmandade exerceu suas atividades, desde a sua instalação, construindo o primeiro prédio (do qual resta apenas a parte administrativa do atual CTI), cuja planta teria sido projetada em Paris, sob orientação e cuidados do Dr. Jonas Deocleciano Ribeiro.

Novas etapas

Já transformada em Fundação a instituição passou por três importantes etapas até os anos 80.  São elas: a construção do Pavilhão denominado Dr. João Marciano de Almeida, do pavilhão da maternidade e do Hospital do Coração.

Outros desafios foram vencidos, como a construção do prédio que abriga a Hemodiálise; do Hospital do Câncer de Franca que iniciou suas atividades em 2002, o Hospital do Coração e o novo prédio que abriga o Centro Administrativo, além de projetos ainda mais recentes, como a construção do Ambulatório Escola e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

Atualmente a Instituição passou por importantes modificações, tanto físicas quanto estruturais, com a implantação de um projeto de gestão integrada, com prioridade absoluta na retomada da sustentabilidade econômico financeira, visando o aprimoramento e a ampliação dos serviços, a humanização do atendimento, as reformas físicas necessárias, entre vários outros projetos.

Modernização

A Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca completa seus 118 anos de história, sendo hoje um complexo hospitalar de referência regional com três unidades hospitalares. Do Hospital Central (Santa Casa), nasceram o Hospital do Coração e o Hospital do Câncer, centros especializados de tratamento. Com eles, o âmbito de atendimento da fundação aumentou ainda mais e os serviços à comunidade se tornaram mais amplos, tendo reconhecimento por sua qualidade em níveis regional e estadual. Além de manter estas unidades de tratamento, a Fundação Santa Casa é uma OSS (Organização Social de Saúde) reconhecida pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde como apta a administrar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades de Franca).

A Santa Casa de Franca é, sem dúvida, o primeiro nome que vem à mente dos francanos quando o assunto é saúde e atendimento hospitalar. Certamente, você ou seus pais, ou então seus avós nasceram ou se trataram em algum momento de suas vidas nesta entidade. Afinal, são 118 anos cuidando da saúde dos francanos e de moradores de toda a região.

Não por acaso, a Santa Casa de Franca possui diversas certificações e títulos de qualidade e atendimento, entre eles, Certificação OURO de Qualidade Hospitalar (do Programa CPFL/Cealag para Hospitais Filantrópicos), Hospital Amigo da Criança (concedido pelo Ministério da Saúde), 2ª Melhor Santa Casa do Estado, Certificação Ouro do Banco de Leite Humano e, mais recentemente, em 2014, foi reconhecido como Hospital de Ensino, pelos ministérios da Saúde e da Educação, tendo construído e inaugurado um Ambulatório Escola em parceria com a Unifran e a Prefeitura Municipal, abrigando um centro de pesquisas e estudos para médicos residentes e alunos dos cursos de Medicina das universidades locais, atendendo uma grande demanda de Franca e região.

Agora, com vistas ao futuro, a atual administração implantou o Lean Healthcare, uma filosofia de gestão embasada na otimização dos recursos existentes, de forma consciente, promovendo a melhoria contínua em todos os processos, impactando diretamente no bom atendimento aos usuários do complexo hospitalar.