- A 2ª edição do maior evento de marketing e empreendedorismo de Franca – open food, open bar e show ao vivo – será realizada sábado (23/08), das 13h às 22h, no Espaço Cedro. – (Foto: Divulgação)
No palco, 20 empreendedores compartilham suas experiências inspiradoras como Elton Menedez (Grupo Espina), Elisângela Ângelo de Souza (Sr. Creme Sorvetes) e Ana Márcia Pini (Escola Vivenda)
“Inspire, Resista e Colabore” são as palavras que norteiam a 2ª edição do “Pensando Bem Além”, o maior evento de marketing e empreendedorismo da região de Franca (SP), que acontece no sábado (23/08), das 13h às 22h, no Espaço Cedro. Com expectativa de reunir mais de 400 pessoas, o encontro tem como objetivo dar voz e conectar os empreendedores com muita inspiração, propósito e grandes ideias, tudo isso com open food, open bar, podcast ao vivo, show da banda Endorfina e espaço kids. Os convites ainda estão à venda pelo link: https://doity.com.br/pensando-bem-alem.
A programação do PBA contará com painéis dinâmicos de discussão abrangendo temas inspiradores, num ambiente leve, descontraído e 100% fora da caixa. O palco vai reunir um time de peso: 20 empreendedores de vários segmentos, entre eles, Elton Menedez (Grupo Espina), Elisângela Ângelo de Souza (Sr. Creme Sorvetes) e Ana Márcia Pini (Escola Vivenda) – conheça as suas histórias abaixo -, além do Grupo Mulheres do Brasil. O evento é realizado pela agência de marketing Pensando Bem, que tem como sócios Rodolffo Neto e Giordana Garcia.
As apresentações foram divididas em três temáticas. No Bloco Inspire, Thiago Alcântara (Amazônia Power), André Paludeto e Guilherme Pugina (Brodi’s Restaurante e Choperia), Fernanda Haber (Espaço Vida), Verônica Soares (Auditive), Rodolffo Neto (Pensando Bem Agência) e Elton Menedez (Grupo Espina) sobem ao palco para compartilhar histórias reais, conquistas, perrengues e recomeços.
A história do Grupo Espina (Espina Espetos, Boteco do Joca e Atlântico Gastrobar) comandado pelos irmãos Pedro Espina, Matheus Espina e Vinícius Espina, sob o olhar cuidadoso e profissional do pai, o empreendedor Elton Menedez, promete inspirar os participantes a nunca desistir. Tudo começou na pandemia: a copiadora da família localizada em frente a uma universidade fechou e Pedro, que estudava em Campinas, retornou. Então, ele comprou uma moto para fazer delivery.
Segundo Elton, vivenciando a alta demanda de pedidos de comida, Pedro teve a ideia de montar um “espetinho” na esquina, perto de casa, num bairro próximo ao Distrito Industrial de Franca. Comprou uma churrasqueira e, enquanto Matheus assava a carne, ele entregava. A mandioca especial com molho de alho rosé, receita da mãe, e as embalagens térmicas compradas pelo pai foram o pulo do gato. Começaram atendendo os amigos e, depois de um ano, inauguraram a espetaria num posto de combustível próximo dali, hoje com capacidade para 500 pessoas.
Logo depois veio a segunda casa, Boteco do Joca, também instalada num posto, com um torresmo de rolo como carro-chefe. Neste ano, a família inaugurou o Atlântico, um gastrobar sofisticado. Juntas, as casas têm 120 colaboradores e cerca de 40 indiretos, e se tornaram referência de empreendedorismo familiar na cidade.
“Quero compartilhar que é possível, basta ter propósito. Começamos pequeno, mas inspirados e sempre fazendo o que os grandes faziam. Hoje toda a família está envolvida no projeto: eu, minha esposa, meus filhos e noras, com muita força e união, um desejo coletivo muito grande de vencer na vida. Acho que o segredo do sucesso é cada um ter a sua função, valorizando sua habilidade”, diz Elton Menedez, revelando que em breve vão lançar mais novidades para os francanos.
O Bloco Resista é um convite à coragem. Empreendedores com mais de 10 anos no mercado compartilham crises, mudanças e reinvenções. São eles: Igor Soares (Hamburgueria Alameda), Elizângela Resende (MG Ateliê), Taigon Veiga (Couro & Arte), Marina Vidal Ribeiro e José Domingos Ribeiro (Sapucaia Paisagismo) e Elisângela Ângelo de Souza (Sr. Creme Sorvetes).
Com 30 anos de história, a Sr. Creme Sorvetes foi fundada pelos irmãos Édson e Anderson, no fundo da lanchonete da família, em Ribeirão Corrente (SP). Em meados dos anos 1990, um vendedor de máquinas de sorvete ofereceu o equipamento aos jovens empreendedores, que começaram com o apoio dos pais. Com produção própria e artesanal, muitos pedidos surgiram das fazendas, cantinas de escolas e cidades vizinhas. A marca se expandiu e hoje tem um portfólio completo, com potes diferenciados, além de um mix de picolés e linha própria de açaí. Atende sorveterias e supermercados de várias regiões no interior de São Paulo.
Segundo a CEO e irmã dos fundadores, Elisângela Ângelo de Souza, empreender exige muita doação e, o principal desafio nestas três décadas, foi ter que se reinventar com a mudança do nome (que já estava registrado). “Mesmo após tantos anos, ainda estamos na ‘resistência’, não dá para parar, os desafios são diários. Acredito que a gente procura tanto propósito, se sentir pleno e, o fato de escolher resistir, não é para nós e sim para a próxima geração, mas traz plenitude e a resposta sobre porque valeu a pena”, diz Elisângela.
E, o Bloco Colabore, destaca a força das conexões. No palco, Elder Moscardini Filho (Cafeteria Moscardini), Giordana Garcia (Pensando Bem Agência), Kelly Matias e Lilian Gomes (Grupo Mulheres do Brasil), Leandro Carrijo (Capitão Prime e Fest Bar), Rodrigo Carvalho (Irroba) e Ana Márcia Pini (Escola Vivenda) explanam seus propósitos reforçando que a colaboração pode ser um motor de crescimento e impacto positivo para o negócio e o ecossistema.
Como a Escola Vivenda, que surgiu em 2006, de um antigo e acalentado sonho de seus proprietários que, na época, eram 10. Ana Márcia Pini foi a idealizadora. Uma escola inovadora desde sua fundação, que oferece formação humanista. Hoje, com mais 550 alunos nos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, a Vivenda é um espaço de convivência, afeto, desenvolvimento integral e excelência acadêmica, com uma proposta pedagógica que valoriza o pensar, o sentir e o fazer.
Como educadora que acredita na transformação através da colaboração, Ana Márcia pratica uma gestão compartilhada. “Nossas decisões são colegiadas por meio de duas frentes: os gestores de diversos setores e assembleias de pais e alunos, que discutem a escola em várias instâncias. Essa rede gera uma força que só existe quando se escolhe caminhar junto, respeitando trajetórias, ampliando visões e construindo um futuro mais consciente e conectado”, diz Ana Márcia, à frente da escola junto ao genro, Lucas Guedes R. de Freitas, seu sócio.
Podcast e show ao vivo, gastronomia e espaço kids
A organização prepara várias surpresas aos convidados, que já na recepção terão a oportunidade de participar ao vivo do podcast “Pensando Bem Além” (http://www.youtube.com/@PensandoBemAlém), com direito a shorts simultâneos para postarem nas suas redes sociais. A apresentação e entrevistas ficam por conta de Ju Faleiros (Influenciadora), Guilherme Artiles (Transformação Digital), Eliane Sanches Querino (Know How) e Claudia Palermo (Comunicadora Digital).
Música e gastronomia também marcam presença no PBA, que terá bebidas e drinks à vontade. No café da tarde não pode faltar bolos, pão de queijo, tortas, bolinho de chuva, entre outros. No Pitch Gastronômico serão oferecidos pastel, comida japonesa e chocolates nobres. E o evento será encerrado com o show da banda Endorfina e happy hour com coquetel completo.
Para os pais participarem com tranquilidade, o evento vai oferecer Espaço Kids by Pindorama, das 13h às 22h. As crianças (de até 12 anos) vão se divertir com segurança na Estação de Brincadeiras completa, com atividades lúdicas e educativas, sempre acompanhadas por monitores especializados.
SERVIÇO:
2ª edição do ‘Pensando Bem Além’ – maior evento de marketing e empreendedorismo de Franca
Data: Sábado (23/08)
Horário: das 13h às 22h
Local: Espaço Cedro – Avenida Presidente Vargas, 3630 – Jardim Éden – Franca/SP
Ingressos: https://doity.com.br/pensando-bem-alem
PROGRAMAÇÃO:
13h
Credenciamento – Welcome drink
Abertura
13h
Espaço Kids
Monitoria especializada – estação de brincadeiras durante todo o evento (até 12 anos)
13h30
Podcast – ao vivo (http://www.youtube.com/@PensandoBemAlém)
Bate-papo com os apresentadores: Ju Faleiros (Influenciadora), Guilherme Artiles (Transformação Digital), Eliane Sanches Querino (Know How) e Claudia Palermo (Comunicadora Digital)
14h15
Bloco Inspire
Rodolffo Neto (Pensando Bem Agência), Thiago Alcântara (Amazônia Power), André Paludeto e Guilherme Pugina (Brodi’s Restaurante e Choperia), Fernanda Haber (Espaço Vida), Verônica Soares (Auditive) e Elton Menedez (Grupo Espina) sobem ao palco para compartilhar histórias reais, conquistas, perrengues e recomeços.
15h45
Coffee break
16h15
Bloco Resista
Empreendedores com mais de 10 anos no mercado compartilham crises, mudanças e reinvenções. São eles: Igor Soares (Hamburgueria Alameda), Elizângela Resende (MG Ateliê), Taigon Veiga (Couro & Arte), Marina Vidal Ribeiro e José Domingos Ribeiro (Sapucaia Paisagismo) e Elisângela Ângelo de Souza (Sr. Creme).
17h30
Pitch Gastronômico
18h
Bloco Colabore
Destaca a força das conexões. No palco, Elder Moscardini Filho (Cafeteria Moscardini), Giordana Garcia (Pensando Bem Agência), Kelly Matias e Lilian Gomes (Grupo Mulheres do Brasil), Leandro Carrijo (Capitão Prime e Fest Bar), Rodrigo Carvalho (Irroba) e Ana Márcia Pini (Escola Vivenda).
20h
Happy hour – Coquetel e Show com a banda Endorfina