/Pianista Braz Velloso resgata obras de compositores brasileiros no Sesi

Pianista Braz Velloso resgata obras de compositores brasileiros no Sesi

Braz Velloso_Foto_Jann La Pointe 4 - Cópia

O Sesi Franca receberá o pianista Braz Velloso (foto) em concerto gratuito amanhã, dia 23 de outubro, sexta-feira, às 20 horas. A apresentação é uma iniciativa do projeto Sesi-SP Música e contempla a formação de público para a música erudita brasileira, democratizando o acesso à cultura. Com esse objetivo, o músico apresentará obras inéditas para piano de Henrique Oswald (1852-1931) e Leopoldo Miguéz (1850-1902) em um recital didático, intercalado com explicações sobre a vida e obra dos compositores a cada peça.

Intitulado A Redescoberta do Romantismo Brasileiro, o espetáculo é resultado de uma longa pesquisa realizada por Velloso sobre a influência do romantismo europeu na escola musical brasileira e sua posterior fase nacionalista marcada pela criação de uma identidade artística própria. Leopoldo Miguéz e Henrique Oswald ficaram marcados nesse período da música brasileira como “os europeus” devido ao fato de não terem integrado em suas obras temas e ritmos do folclore nacional. Por conta disso, foram muito criticados pela geração de compositores nacionalistas.

A proposta é resgatar a obra desses grandes compositores livrando-os dos rótulos sobre sua “brasilidade” e restabelecendo a importância e a atualidade de seu repertório. Os ingressos para esta apresentação estão disponíveis pelo sistema “Meu Sesi” na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Uma cota de ingressos também será distribuída na bilheteria da unidade até 30 minutos antes do espetáculo.

Sobre o pianista:

Titular da classe de piano do Conservatório de Châtillon, com o grau máximo de professeur hors classe, Braz Velloso faz parte da Nouvelle Academie de Piano de Paris. Paralelamente, desenvolve intensas atividades como solista e integrante de conjuntos de câmara, tendo se apresentado na Polônia, na Espanha, em Portugal e na França, além das capitais brasileiras. Foi laureado no Concurso de Piano Alcina Navarro de 1967 e Guiomar Novaes de 1974.

 

 

Foto: Jann La Pointe