/Pianista Pablo Marquine interpreta Claudio Santoro em concerto

Pianista Pablo Marquine interpreta Claudio Santoro em concerto

O pianista e compositor brasiliense Pablo Marquine estará em Ribeirão Preto, no dia 22 de junho, para um concerto gratuito na USP-Ribeirão

O pianista e compositor brasiliense Pablo Marquine estará em Ribeirão Preto, no dia 22 de junho, para um concerto gratuito na USP-Ribeirão

O pianista e compositor brasiliense Pablo Marquine estará em Ribeirão Preto, no dia 22 de junho, uma quinta-feira, para interpretar a obra de Claudio Santoro, compositor e maestro premiado e reconhecido internacionalmente. A apresentação, que leva o nome de “Claudio Santoro: Obra Completa para piano solo. Volume 1 – Prelúdios”, acontece na Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, com entrada franca.

O concerto será às 19h30 na Sala de Concertos da Tulha, que fica no Bloco 29 da Música. Já o recital palestra será realizado às 10h30, na Sala de Orquestra do Bloco Didático da Música 34. O recital palestra visa comunicar a obra para piano de Claudio Santoro. A primeira parte constitui-se da performance musical de uma obra para piano de cada período composicional de Claudio Santoro, sendo sete períodos ao todo, e a comunicação do processo das edições das mesmas.

O projeto “Claudio Santoro: Obra Completa para piano solo. Volume 1 – Prelúdios” é uma homenagem inédita, sincera e veemente a uma dos prolíficos, inquietos e criativos compositores da história da música brasileira, cuja celebração de seu centenário de nascimento, uma forma de homenagem a sua memória e a sua música, será no ano de 2019, culminando na gravação de sua obra completa para piano solo e a sua divulgação no Brasil e nos países onde as obras foram compostas.

O projeto foi idealizado pelo pianista e compositor de Brasília, Pablo Marquine, e é resultado de sua pesquisa de mestrado na Universidade de Brasília, que aborda a obra completa para piano solo de Claudio Santoro, e tem como objetivo principal compreender as especificidades de cada momento estético do compositor e como este gera efeito de sentido e significado em suas obras. Hoje, Marquine dedica-se ao doutorado sobre a obra completa de Claudio Santoro para piano solo.

Com a realização do Beco da Coruja Produções e o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal, o projeto “Claudio Santoro: Obra Completa para piano solo. Volume 1 – Prelúdios” terá uma turnê de lançamento do CD com concertos em Brasília, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.

Sobre Pablo Marquine

Natural de Sobradinho, Brasília, é pianista e compositor. Iniciou seus estudos ao piano ainda criança, aos cinco anos de idade. Com mais de 25 anos como único instrumento o piano, teve como percurso musical instituições renomadas, como a Escola de Música de Brasília, duas graduações na Universidade de Brasília, Mestrado em Musicologia no Programa de Pós-graduação no Departamento de Música da Universidade de Brasília. Hoje cursa Doutorado em Musicologia/ Performance na University of Florida, cujo tema de sua tese é a obra completa para piano solo de Claudio Santoro.

Sobre Claudio Santoro

Claudio Santoro foi exímio compositor e maestro. Natural do estado do Amazonas, foi um artista sensível, criativo e polêmico, premiado e reconhecido internacionalmente, tendo como principais países de seu metiê composicional Alemanha, Áustria, Brasil, França, Itália, Rússia e Suíça. Foi fundador do Curso Superior de Música da Universidade de Brasília e fundador da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro, que recebeu seu nome como homenagem após seu falecimento, em plena regência de um ensaio, em 1989. Para o maestro e compositor Claudio Santoro, Brasília sempre foi um símbolo de renovação, de transformação, terra de possibilidades para a construção de um novo país, um novo Brasil.

 

Foto: Divulgação