- O Pina Ball tem a CHANEL como principal patrocinadora e show de Paulinho da Viola. – (Imagem: Pina Luz/Crédito Beto Assem)
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anuncia a comemoração de seus 120 anos com o baile Pina Ball, em parceria com a CHANEL. O evento acontece no dia 16 de setembro e faz parte de uma colaboração plurianual com a grife, que prevê investimentos em frentes de inovação, cultura e excelência artística. As principais atrações do baile serão shows de Paulinho da Viola e Amaro Freitas.
A escritora Djamila Ribeiro, patrona do museu e conselheira da APAC, é a presidente do comitê do baile e tem atuado diretamente na construção do evento. “Presidir o Comitê do Pina Ball, neste ano em que a Pinacoteca celebra seus 120 anos, é uma honra e uma grande responsabilidade. Tenho acompanhado com atenção cada detalhe desta celebração, que é ao mesmo tempo um tributo à história do museu e um gesto de compromisso com seu futuro. Apoiar a Pina nesta ocasião tão simbólica é, para mim, uma forma de celebrar a força da arte, da cultura e dos encontros que ela torna possíveis.”, afirma Djamila Ribeiro.
A jornalista Astrid Fontenelle e seu filho, Gabriel Fontenelle de Brito, conduzirão a cerimônia institucional do evento que será marcada por falas de autoridades do Governo do Estado de São Paulo. A renomada artista paulistana Lenora de Barros assina um múltiplo desenvolvido especialmente para o evento que será presenteado aos convidados e inspira toda a identidade visual do Baile.
Sobre o Pina Ball
O evento faz parte da estratégia do Museu de captar R$3,5 milhões para a programação do Museu, reconhecido por proporcionar uma programação de alto nível a preços populares e com dias gratuitos aos finais de semana. Para atingir esta meta, convites estão sendo vendidos aos pares e podem ser reservados diretamente com a equipe do Museu. Além do apoio CHANEL, o Pina Ball conta ainda com o patrocínio de Galápagos Capital, Diego Fernandes, JP Morgan, Strauss, N’Ideias, Bloomberg LP, Iguatemi, Audi, Coelho da Fonseca, GOL, G5 Partners, Karta, Starshotels, Stella Artois, Diageo, Nescafé, Emiliano, Hotel Unique, Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo, Johnnie Walker e parceria de Index Conectada, agência Malabass, Kulturalis e First Editions Translations.
“O Pina Ball é uma celebração da arte e, ao mesmo tempo, um gesto concreto de apoio à Pinacoteca de São Paulo. Cada convite adquirido é um investimento direto no futuro da cultura do Brasil. Nossa meta é arrecadar R$3,5 milhões, que serão integralmente revertidos para a realização de exposições, programas públicos e a manutenção de nossos três edifícios: Pina Luz, Pina Estação e Pina Contemporânea. Com uma média de 18 exposições por ano, a Pina recebe mais de 800.000 visitantes anualmente.” Explica Marília Gessa, Diretora de Relacionamento e Captação da Pinacoteca de São Paulo.
A Pinacoteca de São Paulo é um importante pilar na construção da história da arte brasileira desde a sua fundação, em 24 de dezembro de 1905. Ao longo de sua história, o museu adquiriu uma renomada coleção de arte brasileira e anualmente realiza parcerias fundamentais para a organização de exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. Com a iniciativa do baile, a Pina pretende estar ainda mais próxima de seus grandes doadores, promovendo uma noite de celebração da arte.
“O Pina Ball, por ocasião do aniversário de 120 anos do museu, é um marco fundamental na história da Pinacoteca de São Paulo, uma celebração de legado e renovação: o evento não é apenas uma comemoração do passado, mas um momento para projetar a instituição para o futuro com energia renovada, relevância e visibilidade internacional”, afirma o diretor-geral do museu, Jochen Volz. E acrescenta: “A parceria estratégica com a Chanel eleva o perfil da Pinacoteca no cenário mundial, e o Pina Ball é uma manifestação de uma visão e compromisso compartilhados com a arte, a educação e a inovação. O Pina Ball também cumpre um papel prático na captação de recursos que apoiam a programação do museu, as iniciativas de acesso e a sustentabilidade a longo prazo.”
SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO
A Pinacoteca de Sã o Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. B3, a bolsa do Brasil, é Mantenedora da Pinacoteca de São Paulo.
SOBRE CHANEL ARTS & CULTURE
O CHANEL Culture Fund fomenta uma rede vibrante de criadores e inovadores para impulsionar as ideias que moldam a cultura em todo o mundo. Os programas principais incluem os Art Partners da CHANEL, instituições cujos líderes são apoiados no desenvolvimento de iniciativas transformadoras e de longo prazo que trazem inovação ao cenário cultural. O CHANEL Next Prize celebra artistas e acelera seus futuros sucessos por meio de acesso a recursos e mentoria. E o podcast CHANEL Connects amplifica as vozes de pensadores de diversas disciplinas, gerações e regiões — abordando as questões mais relevantes do nosso tempo.
Desde impulsionar a inovação artística com tecnologia na CalArts, no sul da Califórnia, até catalisar a liberdade criativa em larga escala no Hamburger Bahnhof, em Berlim; desde apoiar artistas revolucionários na Bienal de Veneza até celebrar os diretores mais promissores no British Film Institute, o CHANEL Culture Fund estende um século de compromisso com as artes e promove a audácia criativa por um futuro melhor.