/Ponte recebe vigamento no Complexo Viário Champagnat em Franca

Ponte recebe vigamento no Complexo Viário Champagnat em Franca

  • (Fotos: Divulgação)

Avançam em ritmo acelerado as obras do futuro Complexo Viário do Champagnat e Alonso y Alonso, onde a Prefeitura deu mais um passo importante no último final de semana, com a instalação das 37 vigas de concreto da nova ponte que vai interligar as duas pistas da Av. Champagnat. Aquelas pessoas que circulam pelas imediações observam no centro da antiga rotatória a movimentação intensa de máquinas e homens diariamente da manhã até o começo da noite.

Nas proximidades, alguns metros acima nos dois lados do Córrego Cubatao, na altura das ruas Dr. Antônio de Pádua Faria e Dr. Jairo Amâncio de Castro, as máquinas trabalham na conclusão das estacas raiz que darão sustentação a segunda ponte. Esse dispositivo permitirá que seja completado o sistema de retorno, como existe na ponte próxima da cachoeira entre os Jardins Consolação e Veneza.

Esse Complexo Viário projetado pela Prefeitura, a partir de recursos federais transferidos através do Pré-Sal, compreende a construção de uma passagem em nível no local onde existia a rotatória, com a existência de 4 alças de acesso que vão interligar as duas avenidas. O objetivo é reduzir os frequentes congestionamentos. A Secretaria de Planejamento Urbano faz o acompanhamento diário da evolução dos serviços, cujo contrato prevê a conclusão até o final do ano, depois de um aditamento se que se fez necessário ante a alguns problemas de ordem técnica que surgiram.

As 37 primeiras vigas instaladas que integram a estrutura do tabuleiro medem 13,20 metros de extensão e são do tipo trem TB-400, que suportam cargas equivalentes a uma carreta de 45 toneladas em movimento. Para a segunda ponte estão previstas 24 vigas com o mesmo padrão. A etapa seguinte será a concretagem desse tabuleiro e os serviços complementares de encabeçamento nos dois lados.