/Prefeito anuncia troca no comando da Secretaria de Saúde em Franca

Prefeito anuncia troca no comando da Secretaria de Saúde em Franca

  • (Foto: Divulgação)

O prefeito Alexandre Ferreira anunciou na manhã de ontem, segunda-feira (7), durante entrevista coletiva no Gabinete, mudança no comando da Secretaria de Saúde, que passou a ser dirigida pela diretora de Alta e Média Densidade Tecnológica, Waléria Mascarenhas, após a exoneração do então secretário, Lucas Souza.

Durante seu pronunciamento, o prefeito explicou que a alteração na Secretaria de Saúde já vinha sendo discutida há algum tempo, com a preparação da nova secretária.

Alexandre Ferreira agradeceu ao secretário anterior pela dedicação e empenho à frente da pasta, durante o período de um ano e dois meses. Segundo ele, 2021 foi um ano desafiador da pandemia da Covid-19, com o registro de casos positivos e mortes, porém com evoluções e o desenvolvimento de ações, que possibilitaram melhorias no atendimento à população e o acesso das pessoas a tratamentos de saúde, sem contar a compra de consultas ginecológicas e exames, reforma de unidades, aquisição de aparelhos auditivos, aumento da oferta de medicamentos, além de compra de novas ambulâncias para a substituição de 5 veículos utilizados para o transporte de pacientes, no período de um ano e três meses.

Ferreira disse que o servidor de carreira, Lucas Souza, deixará apenas o comando, mas continuará trabalhando na secretaria, oferecendo suporte e apoio a equipe, auxiliando na coordenação das ações, tendo em vista, a experiência profissional conquistada como secretário.

Lucas Souza, servidor de carreira há 16 anos, atuando na Saúde, explicou que foi uma decisão difícil de ser adotada, porque gosta do que faz e trabalhar na Secretaria de Saúde é muito gratificante. Ele reforçou as palavras do prefeito de que 2.021 foi um ano muito desafiador. “O secretário tem que dedicar 24 horas e o tempo todo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ver os resultados obtidos é muito gratificante. Porém, chegou o momento que a dinâmica familiar estava sendo comprometida e alinhei com o prefeito, de que irei contribuir de uma outra forma, com o meu trabalho. Tenho gratidão e carinho enormes pelo prefeito. Desde 2.006, quando comecei na Prefeitura, toda a minha trajetória de vida teve o apoio de Alexandre Ferreira”, disse Lucas Souza.

Waléria Souza de Mascarenhas, secretária indicada, agradeceu ao prefeito Alexandre Ferreira pelo convite para assumir a pasta, que é uma das mais importantes da Prefeitura, integrada com os outros departamentos. Disse que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo secretário anterior, principalmente, no enfrentamento a Covid-19, olhando para os outros setores também.

O prefeito finalizou ressaltando a integração e a união do secretariado para o desenvolvimento de ações, que atendam e melhorem a vida das pessoas. “A população precisa dessa integralidade nos serviços oferecidos a ela. A pessoa precisa de todas as áreas da Prefeitura, por isso, os serviços devem ser completos e que possam atender com qualidade e com resultado a todos os setores de que o cidadão precisa para que ele possa suprir as suas necessidades”, reforçou Alexandre Ferreira.

Currículo Waléria Mascarenhas

Waléria Mascarenhas, 43 anos, é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto e pós-graduada em Administração Hospitalar e Docência do Ensino Superior, pelas Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Internacional Signorelli, Rio de Janeiro.

Ocupou a função de diretora de Alta e Média Densidade Tecnológica da Secretaria de Saúde, é docente e supervisora do curso de Técnico em Enfermagem, do Colégio Técnico Gandolfi e atuou como coordenadora de enfermagem do Departamento de Promoção Social Vicentina, Hospital São Joaquim e Maternidade, Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba/ MG, além de enfermeira assistencial do Hospital – Maternidade e Prefeitura de Ituverava, Hospital São Francisco e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.