/Prefeitura confirma construção de UBS no Jardim Palma e mutirão de cirurgias

Prefeitura confirma construção de UBS no Jardim Palma e mutirão de cirurgias

  • (Foto: Ilustrativa/Divulgação)

Uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) será construída pela Prefeitura de Franca, no Jardim Palma, na Região Leste da cidade, com investimentos estimados de R$ 2,7 milhões. O anúncio foi feito na semana passada pelo prefeito Alexandre Ferreira, destacando que a área foi reservada para a obra, localizada entre as ruas Geraldo Borges de Freitas, Vicente Balduíno e Romualdo Magalhães Pirrô.

A Secretaria de Infraestrutura finalizou a elaboração do projeto e está encaminhando para a Comissão de Licitações, que fará nos próximos dias, a publicação do edital com a abertura do processo licitatório.

Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, a obra contará com recursos do Governo do Estado de São Paulo, através de emenda parlamentar, cujos valores já foram autorizados.

Além desta nova unidade, a Prefeitura entregou nos últimos dois meses, três novas UBS, que estão atendendo a população. A primeira delas no Jardim Paraty/Ana Dorothea, Jardim Paineiras e na última semana, a unidade do bairro City Petrópolis. Além disso, estão em andamento as obras do novo NGA, onde o investimento é da ordem de R$ 40 milhões, destacando ainda as obras do Hospital Estadual, em área cedida pela Prefeitura na avenida São Vicente, executadas pelo Governo Estadual.

Mutirão de cirurgias eletivas

Uma outra notícia transmitida pelo prefeito Alexandre Ferreira é a realização de um mutirão, com cerca de 1,5 mil procedimentos eletivos nos próximos dias. Contando com recursos de emenda parlamentar e federais, foram assinados contratos com as Santas Casas de Ipuã e de Monte Azul Paulista para realização de parte destas cirurgias, seguindo as ordens de prioridade e cronológica dos pacientes. As negociações continuam com outras instituições, como as Santas Casas de Ituverava e de Patrocínio Paulista.

A previsão da Secretaria de Saúde é começar a chamar os pacientes para realizar os pré-operatórios na próxima semana, tendo como base os dados e contatos das pessoas cadastradas.

Entre as 1,5 mil cirurgias do mutirão, estão as especialidades de Oftalmologia, Ginecologia, Cirurgias Geral, Pediátrica e Otorrinolaringologia.

O transporte de ida e retorno dos pacientes aos hospitais da região será de responsabilidade da Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde.