- (Foto Ilustrativa: Reprodução/Internet)
A partir desta sexta-feira, 4, a rede municipal de Saúde passará a contar com o Serviço de Teleconsulta para o atendimento aos pacientes com sintomas de síndromes gripais e de Covid-19.
A criação do novo serviço, até então disponível apenas na rede particular, foi anunciada pelo prefeito Alexandre Ferreira, na tarde de ontem, quinta-feira (3), e consiste em mais uma ação para ampliar o atendimento aos pacientes, principalmente, os que estão em isolamento domiciliar, devido a apresentação de sintomas gripais ou de Covid-19.
Alexandre Ferreira explicou que a Teleconsulta é uma modalidade de consulta médica, que utiliza a tecnologia por videochamada, onde o paciente pode conversar com o médico, através do telefone celular. Segundo ele, o novo sistema que vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h, vai agilizar a oferta de consultas neste momento de pandemia. O médico vai avaliar o paciente e poderá solicitar exames complementares ou encaminhá-lo para uma consulta presencial, se necessário. A estimativa inicial de atendimento é de 300 pessoas, por semana, com possibilidade de ampliação, de acordo com avaliação e acompanhamento diário. Nesta fase inicial, 5 profissionais médicos estarão prestando o atendimento.
Os pacientes que apresentarem sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e coriza, caso tenha recebido resultado positivo para Covid, tenha tido contato com pessoas que testaram positivo ou que estejam em isolamento domiciliar, poderão agendar o atendimento a partir desta sexta-feira, 4, por meio dos telefones (16) 3711-1909/ 3711-1923, pelo envio de mensagens de Whatsapp para o número (16) 3711-1999 ou ainda pelo e-mail teleconsulta@franca.sp.gov.br. As consultas terão início a partir da próxima segunda-feira, 7.
Para o prefeito Alexandre Ferreira, as medidas adotadas e a união de todos são essenciais para o enfrentamento a Covid-19. “Já transformamos três UBSs em atendimento exclusivo de Covid, implantamos o teste rápido, contratamos mais colaboradores para a saúde e estamos abrindo mais leitos de UTI. É com união e com responsabilidade, que vamos vencer o vírus”, destacou o prefeito.